Apenas um homicídio a menos em Pernambuco
Segundo balano Secretaria de Defesa Social (SDS), o Estado no conseguiu alcanar a meta de 12 % de reduo de assassinatos, em 2011. O levantamento mostra que, em relao a 2010, somente um crime como esse deixou de ser praticado. Mas, no que diz respeito a latrocnios, houve um recuo de 35%.
Raphael Coutinho_PE247 – Um homicídio a menos. Esta foi a redução do número de Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLI) registrada pela Secretaria de Defesa Social (SDS), em 2011, no comparativo com 2010. Pernambuco fechou o período com 3.494 pessoas assassinadas e não conseguiu atingir a meta estabelecida pelo programa Pacto pela Vida, que é reduzir 12% ao ano os crimes desta modalidade. Mesmo assim, o balanço foi comemorado pela SDS, que conseguiu pelo quinto ano consecutivo a queda de homicídios.
No entanto, este número ainda poderá mudar até o dia 15 de janeiro, prazo estipulado pela SDS para realizar alguns ajustes. “Quando os crimes violentos chegam, se temos dúvidas, é computado como homicídio. Depois, nós podemos descobrir que esse foi um caso de suicídio, por exemplo. Por isso esse número pode mudar para mais, ou para menos, mas duvido que mude muita coisa”, justificou o secretário de Defesa Social, Wilson Damázio.
Outro ponto destacado no balanço da Secretaria foi a redução de 35% no número de latrocínios, que é o roubo seguido de morte, no comparativo do ano anterior. Em 2010, foram registrados 126 ocorrências do tipo, enquanto que este ano foram 82. Além disso, o número de inquéritos da Polícia Civil, concluídos pelo Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), com a indicação da autoria do homicídio, foi de 905 casos contra apenas 37 sem autoria definida.
Algumas medidas já foram anunciadas pelo secretário para 2012. Uma delas é a elaboração de um livro com o perfil de vários criminosos do Estado, para servir de base na decisão do Judiciário e do Ministério Público de Pernambuco (MPPE) na hora de beneficiar presos em regime semiaberto. Outro ponto é a atualização do Sistema de Contenção ao Crime (SCC), que conta com um cadastro dos homens e mulheres mais perigosos do Estado e que estão foragidos.
Por fim, a SDS também adiantou que haverá reforço de policiais durante o Carnaval, com pagamento de diárias e horas extras, além de mais uma vez barrar o indulto neste período.
❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: