TV 247 logoAPOIE o 247
Buscar
HOME > Geral

Apeoc avalia positivamente reunião com o Governador

Em reunião que durou mais de quatro horas, o Governador Camilo Santana conversou com a diretoria da APEOC, negociando a pauta do magistério estadual. Entre os resultados da reunião, está o compromisso do governo de estender o auxílio-alimentação para os professores temporários. Sobre o reajuste do piso salarial, o compromisso foi de antecipar o processo de negociação dos estudos de maio para o mês de abril. Na avaliação do presidente da APEOC, Anizio Melo, os resultados da reunião foram muito positivos

Em reunião que durou mais de quatro horas, o Governador Camilo Santana conversou com a diretoria da APEOC, negociando a pauta do magistério estadual. Entre os resultados da reunião, está o compromisso do governo de estender o auxílio-alimentação para os professores temporários. Sobre o reajuste do piso salarial, o compromisso foi de antecipar o processo de negociação dos estudos de maio para o mês de abril. Na avaliação do presidente da APEOC, Anizio Melo, os resultados da reunião foram muito positivos (Foto: Fatima 247)

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.

O governador Camilo Santana recebeu na tarde desta terça-feira (10), no Palácio da Abolição, a diretoria da Associação dos Professores de Estabelecimentos Oficiais do Ceará (APEOC), para discutir alguns temas referentes à educação e profissionais do magistério. Entre os pontos levados pela entidade estavam a aplicação do reajuste do piso salarial e garantia do auxílio-alimentação para os professores temporários.

Após a reunião, que durou mais de quatro horas, Camilo aprovou o auxílio-alimentação para mais de quatro mil profissionais temporários do Estado. O projeto de lei deverá ser encaminhado ainda este mês para a Assembleia. O profissional será contemplado mensalmente com uma quantia de R$ 258,50, o que acarretará investimento de R$ 10 milhões/ano para o Estado.

Quanto a aplicação do reajuste do piso salarial, o governador acelerou o processo de negociação dos estudos de maio para o mês de abril. Camilo se comprometeu ainda em se reunir com o ministro da Educação, Cid Gomes, para tentar viabilizar maior complementação para os recursos do Fundeb. “Reafirmo aqui meu compromisso com a categoria e me comprometo de ir pessoalmente à Brasília conversar com o ministro Cid Gomes para viabilizarmos mais recursos para o Estado”, afirmou.

O presidente do sindicato Apeoc, professor Anízio Melo, fez um balanço positivo do encontro e afirmou que Camilo garantiu uma luta histórica da categoria. “Saímos de uma reunião bastante positiva, pois o governador reafirmou o compromisso de valorizar os profissionais da educação garantindo o auxílio-alimentação. Desde a década de 80, os professores temporários não tinham esse direito”, disse.

Participaram ainda da reunião a vice-governadora Izolda Cela e os secretários Élcio Batista (Chefia de Gabinete), Maurício Holanda (Educação) e Mauro Filho (Fazenda).

Este foi o primeiro encontro da APEOC com o governador. No último dia 30 de janeiro, o presidente Anízio Melo e demais integrantes da diretoria do Sindicato Apeoc, foram recebidos pelo Chefe de Gabinete do Governo, Élcio Batista. A inclusão da vice-governadora Izolda Cela, nas negociações do governo com os professores, foi definida na reunião. No dia 8 de janeiro, o Sindicato APEOC reuniu-se com o Secretário da Educação do Ceará, Maurício Holanda. Na ocasião, Anízio Melo deixou claro que o a APEOC e a categoria não abrem mão da valorização da carreira profissional do magistério, a partir do novo valor do Piso com ganhos remuneratórios retroativos à janeiro de 2015 para todos os professores, estejam eles em atividade ou aposentados.

A pauta, apresentada antecipadamente ao governo, previa a aplicação do reajuste do piso salarial, retroativo a janeiro de 2015, no patamar de 13,01%, com valorização de toda a carreira do magistério. Repercutindo para ativos, aposentados e temporários; a efetivação do ganho remuneratório para os funcionários da Educação, a partir da definição da nova tabela de vencimento proposta pelo Departamento de Funcionários da Apeoc; garantia de vale alimentação para os professores temporários; garantir a descompressão da carreira do magistério; aprovar em Lei Estadual a destinação dos Royalties do Petróleo e Gás para a valorização de todos os profissionais da Educação; antecipação da Meta 17 do PNE: definir uma política permanente de valorização profissional com base nos cálculos da média nacional da remuneração dos profissionais com mesma formação e a resolução dos problemas no atendimento de saúde do ISSEC.



Com informações da Coordenadoria de Imprensa do Governo do Estado do Ceará 

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: