HOME > Geral

Apesar da greve, metrô do Recife irá circular nos horários de pico

Apesar da greve nacional dos metroviários da Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU), na capital pernambucana, que tem a maior base da CBTU no país, com 2 mil funcionários, o serviço será mantido nos horários de maior movimento; de acordo com o diretor de comunicação do Sindicato dos Trabalhadores em Empresas Metroviárias e Conexos do Estado de Pernambuco (Sindmetro-PE), Levi Arruda, o metrô vai funcionar entre 5h e 9h e das 16h às 20h, considerados horários de pico. "Os funcionários estão, na prática, trabalhando em horário reduzido, para garantir a manutenção dos serviços que signifique pelo menos 30% do sistema", afirmou

Apesar da greve nacional dos metroviários da Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU), na capital pernambucana, que tem a maior base da CBTU no país, com 2 mil funcionários, o serviço será mantido nos horários de maior movimento; de acordo com o diretor de comunicação do Sindicato dos Trabalhadores em Empresas Metroviárias e Conexos do Estado de Pernambuco (Sindmetro-PE), Levi Arruda, o metrô vai funcionar entre 5h e 9h e das 16h às 20h, considerados horários de pico. "Os funcionários estão, na prática, trabalhando em horário reduzido, para garantir a manutenção dos serviços que signifique pelo menos 30% do sistema", afirmou (Foto: Paulo Emílio)

Sumaia Villela, correspondente da Agência Brasil - Metroviários da Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU) estão em greve nacional a partir de hoje (16). A empresa opera sistemas de transporte de passageiros (metrô, trem ou VLT) nas regiões metropolitanas de Belo Horizonte, Recife, Maceió, João Pessoa e Natal. A mobilização varia em cada estado e na capital pernambucana, que tem a maior base da CBTU no país, com 2 mil funcionários, o serviço será mantido nos horários de maior movimento.

De acordo com o diretor de comunicação do Sindicato dos Trabalhadores em Empresas Metroviárias e Conexos do Estado de Pernambuco (Sindmetro-PE), Levi Arruda, o metrô vai funcionar entre 5h e 9h e das 16h às 20h, considerados horários de pico. "Os funcionários estão, na prática, trabalhando em horário reduzido, para garantir a manutenção dos serviços que signifique pelo menos 30% do sistema", justificou.

Na manhã de hoje, sindicalistas e a direção da companhia estão reunidos para continuar as negociações. A principal pauta é salarial. A greve foi aprovada em assembleia dos trabalhadores diante do impasse nas negociações com a direção da CBTU. A companhia ofereceu 5,5% de aumento, mas os trabalhadores pedem a reposição inflacionária de 10,25%. Pedem também outras reivindicações, como a manutenção do Vale Cultura e a denúncia das condições atuais da empresa. "Tivemos um corte de 38% no orçamento da CBTU no Recife", citou o dirigente sindical.

Sindicalistas de Pernambuco foram a Brasília participar de reunião com o presidente da CBTU, Marco Fireman, que ocorre nesta manhã. O encontro foi solicitado pela direção da companhia, para retomar o diálogo com os trabalhadores. O movimento grevista também tenta marcar uma reunião com o ministro das Cidades, Bruno Araújo (PSDB), ainda para esta segunda-feira.

Às 18h haverá uma assembleia da categoria no Recife para definir se a greve será mantida.