Apla presta homenagem póstuma a Modesto e Bittencourt

Evento, comandado por Marconi Perillo, aconteceu no Palácio das Esmeraldas; "Homenagem da Academia Palmeirense de Letras e Artes é merecida, justa e testemunha o carinho e a admiração dos confrades a dois baluartes da literatura goiana", discursou o governador

Apla presta homenagem póstuma a Modesto e Bittencourt
Apla presta homenagem póstuma a Modesto e Bittencourt (Foto: Divulgação/ Rodrigo Cabral)

Goiás247_ O governador Marconi Perillo e a Academia Palmeirense de Letras e Artes (Apla) prestaram, na tarde de ontem, homenagem póstuma aos confrades José Luiz Bittencourt e Modesto Gomes em reunião no Palácio das Esmeraldas. José Luiz nasceu em Sergipe, mas construiu carreira de advogado, professor universitário, jornalista e escritor em Goiás, e foi na cidade Palmeiras de Goiás que iniciou sua vida política. Modesto Gomes nasceu em Paraúna, construindo uma trajetória que incluiu as funções de advogado, juiz de Direito, professor universitário e escritor.

Aos familiares dos homenageados, o governador relembrou, em discurso, a relação de proximidade entre sua família e a dos dois acadêmicos, iniciada na infância e consolidada na juventude. "Nos deram muita alegria e exemplo à cidade de Palmeiras. Tive a honra de ter conhecido ambos. Pessoas com as quais dividi a infância e momentos da juventude em Palmeiras e Paraúna e que, pela proximidade de nossas famílias em uma cidade pequena, pudemos participar de momentos importantes da vida um do outro", disse.

Marconi, que também é membro da Apla, ocupante da cadeira número 1, destacou a contribuição dos homenageados para a cultura de Palmeiras e do Estado, por meio de produções literárias que resgatavam a memória goiana. "Tanto Modesto Gomes como José Luiz Bittencourt tiveram destacada atuação em entidades e instituições das áreas de letras, jornalismo, história e artes de Goiás, contribuindo muito nos avanços historicamente conseguidos por esses setores em sua trajetória de representação e lutas", declarou para, em seguida acrescentar: "A homenagem que agora lhes presta a Academia Palmeirense de Letras e Artes é merecida, justa e testemunha o carinho e a admiração dos confrades a dois baluartes da literatura goiana".

Os familiares dos acadêmicos homenageados, César Gomes e Luiz Bittencourt, discursaram em nome da família e agradeceram ao governador e a Apla pela demonstração de carinho. Também reforçaram a cumplicidade entre suas famílias e a do governador. Marconi lembrou que conseguiu realizar um sonho dele e de muitos palmeirenses, quando uniu, por asfalto, Palmeiras de Goiás a Paraúna, "que também sempre foi uma cidade muito querida para nós, palmeirenses. A união dessas duas famílias com a minha família sempre foi muito intensa. E a realização desse sonho pode ser vivenciada por nós", afirmou.

Conheça a TV 247

Mais de Geral

Ao vivo na TV 247 Youtube 247