TV 247 logo
      HOME > Geral

      Após encontro, governadores devem divulgar carta

      Ao final do encontro de governadores da região Nordeste, que acontece nesta quinta-feira (19), em Maceió, uma “carta à sociedade” deverá ser divulgada com propostas para que os estados superem a crise econômica; principal reivindicação é a renegociação da dívida pública com a União; "Nós devemos unificar o discurso e iniciar discussões sobre o alongamento da dívida dos estados, operações de crédito e questões tributárias. Temos que debater as dificuldades que surgiram com a crise e que precisam de respostas rápidas", explicou o governador Renan Filho (PMDB)

      Ao final do encontro de governadores da região Nordeste, que acontece nesta quinta-feira (19), em Maceió, uma “carta à sociedade” deverá ser divulgada com propostas para que os estados superem a crise econômica; principal reivindicação é a renegociação da dívida pública com a União; "Nós devemos unificar o discurso e iniciar discussões sobre o alongamento da dívida dos estados, operações de crédito e questões tributárias. Temos que debater as dificuldades que surgiram com a crise e que precisam de respostas rápidas", explicou o governador Renan Filho (PMDB) (Foto: Voney Malta)
      Voney Malta avatar
      Conteúdo postado por:

      Alagoas 247 - O encontro de governadores da região Nordeste, que acontece nesta quinta-feira (19), no Hotel Ritz Lagoa da Anta, em Maceió, deverá culminar na elaboração de uma "carta à sociedade" com propostas para que os estados superem a crise econômica que afeta o País. A principal pauta de reivindicação dos gestores é a renegociação da dívida pública com a União.

      "Nós devemos unificar o discurso e iniciar discussões sobre o alongamento da dívida dos estados, operações de crédito e questões tributárias. Temos que debater as dificuldades que surgiram com a crise e que precisam de respostas rápidas", explicou o governador Renan Filho (PMDB), à TV Gazeta, no início da manhã, no Palácio República dos Palmares.

      A reunião está prevista para as 14 horas desta quinta-feira, quando terão início as discussões sobre assuntos econômicos. Às 17 horas, há a previsão de uma entrevista coletiva, na qual os gestores apresentarão o resultado das discussões.

      Renan Filho se disse otimista com a nova equipe econômica de Michel Temer e defendeu que  União e estados cheguem a um acordo para que o pagamento da dívida pública seja suspenso durante um período determinado. O governador lembrou que há em tramitação no Congresso Nacional um projeto que prevê a renegociação da dívida.

      "Houve uma decisão liminar que suspendeu o pagamento por dois meses. O próprio STF defende um entendimento entre União e estados. O que os estados propõem é o alongamento da dívida até que a crise econômica seja superada. Só no ano passado, Alagoas pagou R$ 1 bilhão, o que representa cerca de 15% das receitas do estado", acrescentou.

      De acordo com o governador, em caso de negociação, os estados poderiam investir os recursos na melhoria de áreas como educação, saúde e segurança pública.

      Com gazetaweb.com

      ❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.

      ✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.

      iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

      Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: