App leva Código de Defesa do Consumidor ao smartphone
Difcil manuseio e linguajar rebuscado, no entanto, restringem seu uso e comprometem sua eficincia
Lucas Reginato _247 – O Código de Defesa do Consumidor foi elaborado em 1990 como forma de proteger o cidadão dos desrespeitos a que estão sujeitos diante das empresas. Por desconhecimento da população e incompetência do sistema judiciário, descasos continuam acontecendo, muitas vezes como se a legislação de 90 não tivesse nem sido implantada. Um aplicativo gratuito busca contribuir para que o Código se popularize, levando-o para a tela do smartphone.
O App cumpre o que promete, mostrando 21 páginas de PDF os 119 artigos do Código. O problema, no entanto, é o manuseamento dos artigos, bem pouco prático. Embora o zoom possa ser dado sem dificuldades, com o recurso do ‘movimento de pinça’, a quantidade de texto não se adequa à tela, como acontece em outras ferramentas semelhantes.
Outro problema é o tradicional linguajar rebuscado, dificilmente é entendido pelo cidadão comum, que vê na tela um amontoado de frases burocráticas e que dificilmente serão aplicadas no dia-a-dia. A intenção do App é ajudar o consumidor na hora que ele precisar, em qualquer lugar, mas o difícil manuseio e a linguagem específica restringem seu uso apenas aos muito interessados em entender como funciona a legislação ou a especialistas do ramo. O aplicativo está disponível gratuitamente para Android e
❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: