TV 247 logo
    HOME > Geral

    Aprovado aumento da contribuição previdenciária de servidores

    A Câmara de Vereadores aprovou o projeto que aumenta de 11% para 14% a contribuição dos servidores municipais para o custeio do Regime Próprio de Previdência Social (RPPS); servidores haviam ocupado o plenário para impedir a votação do projeto que é caracterizado pelo Sindicato dos Municipários (SIMPA) como “confisco” de parte dos salários. Sobre a sessão, o Diretor Geral da entidade de classe, Jonas Tarcísio Reis, disse que “vereadores resolveram passar por cima do regimento” ao impedir a presença da população

    Sess�o Extraordin�ria (Foto: Leonardo Lucena)
    Leonardo Lucena avatar
    Conteúdo postado por:

    Gregório Mascarenhas, Sul 21 - A Câmara de Vereadores aprovou, na noite de ontem o Projeto de Lei Complementar 004/17, que aumenta de 11% para 14% a contribuição dos servidores municipais para o custeio do Regime Próprio de Previdência Social (RPPS). A votação, que aconteceu em sessão extraordinária, se deu após uma tarde de embate entre apoiadores e servidores contrários ao projeto e da ocupação do plenário do Legislativo.

    Ocorrido em uma sala fechada do terceiro andar da Câmara, o escrutínio terminou com 20 votos favoráveis, seis contrários e uma abstenção. A votação aconteceu depois da convocação distribuída por e-mail aos edis, após o encerramento da sessão da tarde e da deliberação, por parte de vereadores, da realização de novo pleito. Os servidores haviam ocupado o plenário, no início da noite, para impedir a votação do projeto que é caracterizado pelo Sindicato dos Municipários (SIMPA) como “confisco” de parte dos salários. Sobre a sessão, o Diretor Geral da entidade de classe, Jonas Tarcísio Reis, disse que “vereadores resolveram passar por cima do regimento” ao impedir a presença da população – e denuncia que havia, no plenário, inclusive a presença de seguranças particulares em defesa de apoiadores do projeto.

    O presidente da Câmara, vereador Cássio Trogildo (PTB) argumentou, entretanto, para a realização da votação em sala fechada, que teria tentado, a princípio, realizá-la em plenário. As bancadas de PT e Psol optaram por não participar do que definiram como “sessão secreta”.

    O projeto, que partiu do governo do prefeito Nelson Marchezan Júnior, justifica-se para “preservar o equilíbrio financeiro das finanças públicas municipais e reduzir o impacto atuarial da previdência”, diz o texto. O município alega que o aumento da alíquota deve levar à economia de R$ 30 milhões por ano. O sindicato das categorias que compõe o quadro de servidores, todavia, diz que a própria Comissão de Constituição e Justiça do legislativo havia apontado a existência de ilegalidades no projeto – e que “desconsidera pareceres contrários” do Conselho Administrativo do PREVIMPA (Departamento Municipal de Previdência dos Servidores) e da Procuradoria Geral da Câmara.

    A direção do SIMPA diz que encaminha pedido de nulidade da sessão extraordinária de votação do projeto, por conta do descumprimento do Regimento Interno da Câmara.

    Conheça, abaixo, a posição de cada um dos vereadores que participou da sessão.

    Airto Ferronato (PSB) – Não
    Alvoni Medina (PRB) – Sim
    André Carús (PMDB) – Não
    Cássio Trogildo (PTB) – Sim
    Cláudio Janta (SDD) – Sim
    Comandante Nádia (PMDB) – Sim
    Cassiá Carpes (PP) – Não
    Dr. Thiago (DEM) – Não
    Felipe Camozzato (Novo) – Sim
    Idenir Cecchim (PMDB) – Sim
    João Bosco Vaz (PDT) – Não
    João Carlos Nedel (PP) – Sim
    José Freitas (PRB) – Sim
    Luciano Marcantônio (PTB) – Sim
    Mauro Pinheiro (Rede) – Sim
    Marília Fidel (PTB) – Sim
    Mauro Zacher (PDT) – Abstenção
    Matheus Ayres – (PSDB) – Sim
    Mendes Ribeiro (PMDB) – Sim
    Moisés Maluco do Bem (PSDB) – Sim
    Mônica Leal (PP) – Sim
    Paulinho Motorista (PSB) – Não
    Paulo Brum (PTB) – Sim
    Professor Wambert (Pros) – Sim
    Reginaldo Pujol (DEM) – Sim
    Rodrigo Maroni (PR) – Sim
    Valter Nagelstein (PMDB) – Sim

    Com informações da Câmara Municipal de Porto Alegre.

    ❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.

    ✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.

    iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

    Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: