TV 247 logo
    HOME > Geral

    Aracaju é 1º lugar em lista de cidades cicloamigas

    Aracaju foi eleita a cidade brasileira onde a bicicleta é melhor promovida, segundo o Ranking das Administrações Municipais Cicloamigas de 2014; a capital sergipana obteve nota 5,1 em um máximo de 10 e foi a única que conseguiu estar na categoria B (em uma escala de A a D); Porto Alegre e São Paulo dividem a segunda colocação, seguidas pelo Rio de Janeiro; elaborado pela União de Ciclistas do Brasil (UCB), o ranking avaliou 10 cidades das cinco regiões do país, analisando 21 quesitos ligados às ações voltadas para o fomento do uso da bicicleta levando em conta a frota e a população do município

    Aracaju foi eleita a cidade brasileira onde a bicicleta é melhor promovida, segundo o Ranking das Administrações Municipais Cicloamigas de 2014; a capital sergipana obteve nota 5,1 em um máximo de 10 e foi a única que conseguiu estar na categoria B (em uma escala de A a D); Porto Alegre e São Paulo dividem a segunda colocação, seguidas pelo Rio de Janeiro; elaborado pela União de Ciclistas do Brasil (UCB), o ranking avaliou 10 cidades das cinco regiões do país, analisando 21 quesitos ligados às ações voltadas para o fomento do uso da bicicleta levando em conta a frota e a população do município (Foto: Valter Lima)
    Valter Lima avatar
    Conteúdo postado por:

    Vá de Bike - Aracaju (SE) foi eleita a cidade brasileira onde a bicicleta é melhor promovida, segundo o Ranking das Administrações Municipais Cicloamigas (RAMC) de 2014. A capital sergipana obteve nota 5,1 em um máximo de 10 e foi a única que conseguiu estar na categoria B (em uma escala de A a D, onde A é a melhor). Porto Alegre e São Paulo dividem a segunda colocação (ambas com 3,75 e categoria C), seguidas pelo Rio de Janeiro (3,1 e categoria C).

    Elaborado pela União de Ciclistas do Brasil (UCB) com dados de 2013, o ranking avaliou 10 cidades das cinco regiões do país – nove capitais mais Campinas, no interior de São Paulo. Foram analisados 21 quesitos ligados às ações voltadas para o fomento do uso da bicicleta levando em conta a frota e a população da cidade. Ou seja, 10 km de ciclovia em Aracaju tem mais peso do que 10 km em São Paulo, por causa do número de habitantes.

    Esses indicadores estão divididos em cinco áreas (Infraestrutura, Recursos Humanos, Planejamento, Promoção e Informação). “O ranking avalia a administração pública, se a cidade tem interesse e está investindo na bicicleta. Com o cálculo ano a ano a gente pode ver a oscilação disso dentro de diferentes mandatos”, afirma o coordenador do ranking, Luis Patrício.

    O RAMC mostra ainda que oito das 10 cidades participantes já possuem planos cicloviários, ou seja, estão planejando a política pública de mobilidade urbana por bicicletas. Além disso, em 2013 foram construídos apenas 83,33 km de ciclovias nas 10 cidades. Por fim, foram criadas apenas 214 vagas públicas para se estacionar bicicletas (bicicletário e paraciclos), mas estas vagas foram criadas em apenas três das 10 cidades.

    ❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.

    ✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.

    iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

    Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: