HOME > Geral

Área de Recifes é fechada para preservação

Para manter a vida marinha e garantir a reprodução dos recifes de corais, o Conselho Estadual de Proteção ao Meio Ambiente (Cepram) decidiu pela interdição da Piscina do Amor, muito visitada por turistas, no bairro da Pajuçara, em Maceió; área será delimitada pelo Instituto do Meio Ambiente (IMA) com bóias; em caso de descumprimento, vários órgãos poderão ser acionados, caso da Polícia Ambiental

Para manter a vida marinha e garantir a reprodução dos recifes de corais, o Conselho Estadual de Proteção ao Meio Ambiente (Cepram) decidiu pela interdição da Piscina do Amor, muito visitada por turistas, no bairro da Pajuçara, em Maceió; área será delimitada pelo Instituto do Meio Ambiente (IMA) com bóias; em caso de descumprimento, vários órgãos poderão ser acionados, caso da Polícia Ambiental (Foto: Voney Malta)

Alagoas247 - O Conselho Estadual de Proteção ao Meio Ambiente (Cepram) decidiu pela interdição da Piscina do Amor, situada no bairro da Pajuçara, em Maceió. O pedido de fechamento da área foi feito pelo Instituto do Meio Ambiente (IMA) após estudo realizado junto com a Universidade Federal de Alagoas (Ufal) e que constatou a degradação do ambiente próximo, muito explorado pelo turismo. 

O objetivo da interdição, além de preservar a vida marinha, é garantir a reprodução dos corais, de forma que eles se alastrem por toda a Piscina Natural da Pajuçara, onde estão escassos. De acordo com resolução publicada nesta terça-feira (16), no Diário Oficial do Estado, fica criada, a partir de agora, a área de exclusão para exploração, explotação e usos diversos, tais como a pesca, o turismo, a recreação, a prática de esportes, o tráfego e o fundeio de embarcações no recife. 

A partir de agora, a área será delimitada pelo IMA com bóias circundando o referido recife numa distância de 20 metros em relação à borda do recife e com área de aproximadamente 42 hectares. Também ficará sob a responsabilidade do Instituto do Meio Ambiente a fiscalização, o monitoramento e as pesquisas a serem realizadas na Piscina do Amor. 

Em caso de necessidade, poderão ser acionados a Polícia Ambiental, o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade, o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), a Secretaria Municipal de Proteção ao Meio Ambiente (Sempma), a Capitania dos Portos e a Colônia de Pescadores do Jaraguá. 

Qualquer atividade que venha a utilizar a Piscina do Amor ou uma área próxima a ela, que possa causar impactos sobre a mesma, deverá ser autorizada e regulamentada pelo IMA. Os infratores poderão ser punidos pelo ato. 

A resolução que trata da interdição da Piscina do Amor foi assinada pelo secretário-executivo do Cepram/AL Cláudio Alexandre Ayres da Costa.

Com gazetaweb.com