Arena Amazônia justifica atraso de seis meses
O coordenador da Unidade Gestora do Projeto Copa (UGP Copa), Miguel Capobiango Neto, justificou o atraso de seis meses na data de entrega do estádio; Segundo ele, até o momento dos 400 milhões destinados a obra, apenas 20% foram repassados pelo BNDES
D24am- - O coordenador da Unidade Gestora do Projeto Copa (UGP Copa), Miguel Capobiango Neto, justificou na última semana o atraso de seis meses na data de entrega do estádio. Prevista anteriormente para ser entregue em junho de 2013, agora ocorrerá em dezembro de 2013, data limite estipulada pelo comitê da Fifa.
Segundo Capobiango, o Tribunal de Contas da União (TCU) já havia aprovado e autorizado a liberação da verba pelo BNDES no dia 17 de agosto, mas até o momento dos 400 milhões destinados a obra, apenas 20% foram repassados. “Estamos lidando com a demora na liberação dessa verba pelo BNDES, e também tivemos o atraso na contratação dos equipamentos importados para a obra", explicou.
O coordenador frisou ainda que o atraso no cronograma de obras não foge do prazo estabelecido pela Fifa, que é até dezembro de 2013. O estádio receberá três jogos da Copa do Mundo de 2014.
Arena está 45% construída e avança na construção do canteiro
O coordenador da Unidade Gestora da Copa (UGP COPA), Miguel Capobiango Neto, disse ainda que a Arena da Amazônia está com 45% construída e que a obra avança na montagem das estruturas de concreto dos camarotes e nas primeiras vigas que vão sustentar a arquibancada superior do lado leste. Uma vez concretadas, essas vigas começarão a receber, a partir de outubro, os degraus pré-moldados do anel superior.
Ainda no lado leste da obra, os trabalhos também avançam na execução de outras estruturas de concreto como pilares e paredes, assim como no lançamento das lajes pré-moldadas que vão compor os pavimentos dos camarotes e da arquibancada superior.
A montagem das peças de concreto (pilares, paredes, vigas, lajes pré-moldadas e lajes de piso) também é o foco dos trabalhos no setor oeste da obra, onde as frentes também avançam no primeiro e segundo subsolos do estádio.
Uma nova fase da obra também foi inaugurada nesta semana com o início dos trabalhos de alvenaria que vão compor os acabamentos do estádio. As novas frentes de serviço dessa área se concentram agora nos banheiros do nível de acesso do setor leste e em algumas salas técnicas do segundo subsolo do setor oeste.
❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: