HOME > Geral

Assembleia comemora centenário de Jorge Amado

Homenagem acontece nesta quinta-feira (27), às 10h no plenário da Casa, pela comemoração do centenário do seu nascimento; além de 'Gabriela', obra que a Rede Globo exibe, numa segunda adaptação para a televisão, Jorge Amado é autor de clássicos da literatura nacional, como 'Dona Flor e seus dois maridos', 'Mar Morto', 'Capitães da Areia', 'A morte e a morte de Quincas Berro D'água' etc

Assembleia comemora centenário de Jorge Amado (Foto: Edição 247)
Romulo Faro avatar
Conteúdo postado por:

Bahia 247

A Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA) vai prestar uma justa homenagem a um dos maiores escritores da literatura brasileira, o baiano Jorge Amado, autor de obras eternas, como 'Gabriela Cravo e Canela'. Homenagem acontece nesta quinta-feira (27), às 10h no plenário da Casa, pela comemoração do centenário do seu nascimento. O deputado Álvaro Gomes (PCdoB) é o autor da proposta.

Além da obra que a Rede Globo exibe, numa segunda adaptação para a televisão, Jorge Amado é autor de clássicos da literatura nacional, como "Dona Flor e seus dois maridos", "Mar morto", "Capitães da Areia", "A morte e a morte de Quincas Berro D'água", entre tantos outros.

Jorge Amado nasceu em 10 de agosto de 1912, numa fazenda de cacau no município de Itabuna, sul da Bahia, e passou a infância em Ilhéus. Publicou seu primeiro romance, "O país do carnaval", em 1931.

Além de ser o grande contador de histórias da Bahia, Jorge Amado teve destacada participação na vida política do país. Em 1935, formou-se pela Faculdade Nacional de Direito, no Rio de Janeiro. Militante comunista, se exilou na Argentina no início da década de 40 e, ao regressar ao Brasil, foi eleito deputado federal pelo estado de São Paulo, pelo Partido Comunista Brasileiro (PCB).

É autor da lei que assegura a liberdade de culto religioso ainda em vigor. Em 1945, se casou com a também escritora Zélia Gattai, com quem permaneceu até o fim da vida (antes, em 33, havia se casado com Matilde Garcia Rosa, com quem teve uma filha, Lila).

❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.

Rumo ao tri: Brasil 247 concorre ao Prêmio iBest 2025 e jornalistas da equipe também disputam categorias

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Cortes 247

Carregando anúncios...
Carregando anúncios...