CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
Geral

Asteroide colossal ameaça deixar marca destruidora na Terra

O visitante do espaço tem uma velocidade de cerca de 8,7 k/s, com cálculos prevendo que embarcará em um percurso próximo da Terra no dia 29 de abril. A maioria dos asteroides, incluindo o Ceres, está situada na faixa de asteroides entre Marte e Júpiter, mas alguns têm órbitas que atravessam a Terra

(Foto: William K. Hartmann/UCLA/NASA, Laboratório de Propulsão a Jato)
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

Agência Sputnik - De 965 quilômetros de diâmetro, Ceres pode teoricamente atingir a Terra, e seria um evento devastador. Qual seria a probabilidade do impacto acontecer?

Asteroides ou cometas que chegam a 50 milhões de quilômetros da órbita da Terra são denominados Objetos Próximos à Terra (NEO, em inglês) e são vistos como possível ameaça ao nosso planeta.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Um asteroide potencialmente capaz de aniquilar a humanidade após o impacto com a Terra está ameaçando tombar no nosso planeta, de acordo com os rastreadores de asteroides da NASA.

Um asteroide é um objeto pequeno, rochoso ou metálico, que orbita o Sol e normalmente tem mais de um metro de diâmetro.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Ameaça de asteroide?

O maior asteroide é o Ceres, de 965 quilômetros de diâmetro.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Seguido de perto pelos sistemas automatizados da NASA no Centro de Estudos de Objetos Próximos à Terra (CNEOS, na sigla em inglês) na Califórnia, EUA, a rocha espacial que mede uns estimados 4,1 quilômetros de diâmetro recebeu a denominação 52768 (1998 OR2).

O visitante do espaço tem uma velocidade de cerca de 8,7 k/s, com cálculos prevendo que embarcará em um percurso próximo da Terra no dia 29 de abril.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

A maioria dos asteroides, incluindo o Ceres, está situada na faixa de asteroides entre Marte e Júpiter, mas alguns têm órbitas que atravessam a Terra.

De acordo com a Sociedade Planetária, um asteroide de 1 quilômetro de diâmetro é grande o suficiente para ameaçar a destruição global. Mesmo assim, cientistas afirmam que não há que perder sono por causa do encontro que se aproxima.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Astrônomos estimam que há "uma chance em 50.000" de um objeto desse tipo atingir a Terra a cada 100 anos.

No entanto, cientistas são unânimes na necessidade de encontrar, rastrear e caracterizar asteroides, desenvolvendo métodos de deflexão através de ações coordenadas internacionalmente.

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247,apoie por Pix,inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Carregando os comentários...
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Cortes 247

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO