Audiência pública discute o transporte coletivo
Vereador Djalma Araújo (SDD) requer a realização de uma Audiência Pública para discutir os problemas que afetam o sistema de transporte público urbano; serão convidadas as empresas do transporte e órgãos ligados ao setor como CMTC, RMTC e CDTC, a Câmara Deliberativa do transporte Coletivo, além de Ministério Público e empresas responsáveis direta e indiretamente pela gestão do transporte; CMTC terá que dar explicações sobre recentes alterações nas linhas de ônibus alimentadoras dos setores das regiões Oeste e Noroeste de Goiânia; "São muitas as reclamações: superlotação dos ônibus, atraso nos horários, demora entre uma viagem e outra, veículos sucateados e sujos, dificuldade para compra do bilhete sitpass, pontos de ônibus ruins, terminais inadequados e superlotação", afirma vereador
Goiás 247 - Diante dos recentes acontecimentos envolvendo o transporte coletivo da região metropolitana da Capital, o vereador Djalma Araújo (SDD) que preside a Comissão do Direitos do Consumidor, apresentou requerimento à Mesa Diretora da Casa pedindo a realização de uma Audiência Pública para discutir os problemas que afetam o sistema de transporte público urbano. O requerimento foi aprovado na sessão de hoje e a data será marcada para breve.
Segundo Djalma, os últimos acontecimentos que culminaram em protestos e depredação de ônibus só reforçam a necessidade urgente de debater as deficiências do transporte, que são motivo de constantes reclamações dos usuários. “Precisamos buscar soluções para atender as demandas da população que depende do transporte público. São muitas as reclamações: superlotação dos ônibus, atraso nos horários, demora entre uma viagem e outra, veículos sucateados e sujos, dificuldade para compra do bilhete sitpass, pontos de ônibus ruins, terminais inadequados e superlotação, entre outros”, cita o vereador.
Serão convidada as empresas do transporte e órgãos ligados ao setor como CMTC- Companhia Metropolitana do transporte Coletivo, RMTC- Rede Metropolitana do transporte Coletivo e CDTC- Câmara Deliberativa do transporte Coletivo, além de Ministério Público e empresas responsáveis direta e indiretamente pela gestão do transporte, adiantou Djalma.
Foi aprovado ainda requerimento da vereadora Drª Cristina Lopes (PSDB) assinado por outros 10 vereadores, pedindo informações ao presidente da CMTC- Companhia Metropolitana de Transporte Coletivo, Murilo Ulhôa, sobre as recentes alterações nas linhas de ônibus alimentadoras dos setores das regiões Oeste e Noroeste de Goiânia.
Impostos
Outro requerimento de iniciativa de Djalma Araújo aprovado na sessão de hoje, pede ao Secretário de Finanças do Município, Jeovalter Correia, a relação nominal dos maiores devedores de impostos municipais da Capital como IPTU, ITU e ISSQN.
Segundo o parlamentar, a sociedade tem o direito de saber o nome dos sonegadores de impostos porque estes prejudicam diretamente a população que necessita de serviços públicos melhores e de obras que possibilitem boa qualidade de vida para os moradores da Cidade. E, isto deixa de ser feito por falta de recursos, enquanto existe um grande número de sonegadores, afirma Djalma.
O vereador alega ainda que o requerimento está em conformidade com a Lei nº 12.527/2011 (Lei da Transparência), que versa sobre o acesso às informações, prevista na Constituição Federal, a serem observadas pela União, Estados, Distrito Federal e Município.
❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: