Aumento no IPTU faz base se voltar contra Paulo Garcia
Vereadores que apoiam o prefeito ficaram assustados com a nova Planta de Valores que vai basear o cálculo do IPTU; o reajuste é considerado abusivo e os vereadores alegam que não conseguem defender o aumento diante da sociedade; o projeto que prevê o aumento no valor do imposto foi aprovado em setembro em meio a grande polêmica, pois a prefeitura nunca apresentou a Planta de Valores na Câmara Municipal nem ao goianiense; tabela seria mostrada na Casa esta semana, mas a recusa dos vereadores em aceitar os novos valores fez o Paço recuar e agora expectativa é que a Planta seja revelada semana que vem
Goiás247 - O prefeito Paulo Garcia (PT) tem agora sua própria base aliada de vereadores contra ele mesmo. O motivo é a discussão sobre a Planta de Valores do Município que vai ser a base do novo valor do IPTU na Capital. Nas primeiras reuniões internas de vereadores com o secretário de Finanças, Jeovalter Correia, a insatisfação foi total por parte dos vereadores, inclusive daqueles que compõe a base de apoio ao prefeito.
A média de aumento no IPTU gira em torno de 79% e os vereadores estão assustados. Alegam que não há como defender este reajuste abusivo diante da sociedade. A Planta deveria ser apresentada nesta semana, mas com o impasse foi deve ser agora mostrada na Câmara Municipal só na quinta-feira da semana que vem.
Os vereadores citam como exemplo um imóvel situado num bairro periférico. Hoje, o valor do IPTU é de cerca de R$ 400 e com o reajuste passaria a custar R$ 1.400. "Não tem como explicar esse aumento", diz o vereador Zander Fábio (PSL), que é líder do chamado Bloco Moderado.
A oposição sempre acusou o prefeito Paulo Garcia de atropelar o regimentos da Câmara Municipal e votar o projeto do IPTU à força. A matéria foi aprovada em setembro sem que a Planta de Valores fosse conhecida pelos vereadores ou pela sociedade.
A repercussão foi ruim e Paulo Garcia foi criticado por entidades classistas, vereadores de oposição e até mesmo pelos aliados. A prefeitura segurou a Planta de Valores até quando conseguiu, mas agora precisa mostrá-la para que os cálculos sejam executados e os novos valores estabelecidos.
Como o reajuste é alto, a base aliada está receosa e teme se desgastar diante do goianiense. Resta a Paulo Garcia encontrar uma solução.
❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: