Bahia é 4º em número de voluntários para Copa

O Comitê Organizador Local (COL) contabilizou 65 mil inscrições para processo de seleção, que pode incluir até quatro eventos, de acordo com o interesse do candidato; estado nordestino tem 4.837 inscritos, atrás apenas de São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais

Bahia é 4º em número de voluntários para Copa
Bahia é 4º em número de voluntários para Copa (Foto: Divulgação)

Bahia 247

O Programa de Voluntários da Copa das Confederações de 2013 e da Copa do Mundo de 2014 tem sido um sucesso.

Em apenas quatro dias de inscrições abertas, o Comitê Organizador Local (COL) contabilizou ontem 65 mil inscrições para o processo de seleção, que pode incluir até quatro eventos, de acordo com o interesse do candidato: Copa das Confederações da FIFA, Copa do Mundo da FIFA e os respectivos sorteios das chaves.

No Brasil, o estado com o maior número de candidatos segue sendo São Paulo, com 17.759. A Bahia, com 4.837 inscritos, ocupa o quarto lugar, ficando atrás da capital paulista, do Rio de Janeiro e de Minas Gerais.

O COL também comemorou a grande procura pelo voluntariado já na Copa das Confederações. Segundo o comitê, 80% dos candidatos da Copa do Mundo também estão dispostos a darem a sua contribuição um ano antes.

De acordo com o coordenador de Relações Internacionais e Esportes da Secretaria Estadual para Assuntos da Copa do Mundo da FIFA da Bahia (Secopa-BA), Marco Costa, a previsão é de que cerca de 7 mil voluntários vão contribuir na Copa das Confederações e 15 mil para a Copa do Mundo.

"A Fifa estima que cada sede terá mil voluntários para 2013 e cerca de 2.500 para 2014. Em Salvador, vamos utilizar também os 800 voluntários que todos os anos auxiliam o público no Carnaval", explica Costa.

O coordenador relata ainda que o programa realizado no Brasil será diferente do que já foi feito em outros países.

"A Fifa vai interagir com o Governo Federal trabalhando em duas dimensões: uma coordenada pela Fifa para áreas oficiais das competições, como estádios, hotéis, centro de treinamentos, e um segundo pilar, que será estruturado pelo Governo Federal, que é de um amplo programa de mobilização visando atender aeroportos, áreas de fluxo, pontos turísticos nas cidades-sede e fan- fests", destaca Costa, acrescentando também que esfera governamental do voluntariado pode chegar a 100 mil vagas e que o processo de inscrição será iniciado em um mês.

Costa diz também que vão existir dois tipos de voluntários. "O voluntário generalista, que vai atender o público em estádios, hotéis, etc, e o especialista, que vai trabalhar na área de saúde, comunicação, entre muitos outros".

A coordenadora administrativa do Escritório Municipal da Copa do Mundo da FIFA Brasil 2014 (Ecopa), Ana Brito, informa que as inscrições estão abertas por um período inicial de 15 dias, quando os técnicos do COL irão avaliar os números e decidir se encerram ou prorrogam o recrutamento.

"A ideia é inscrever de 80 a 90 mil voluntários. Recebemos uma coordenada da FIFA que no dia 1º de dezembro já teremos uma reunião com os voluntariados em Salvador", explica.

Para Ana é importante também para Salvador a participação de voluntários de outros Estados e do exterior. "Além de ser uma maneira de divulgar mais a Bahia, será interessante a troca de experiências culturais, que é bastante válida".

Para se candidatar, a pessoa precisa ter 18 anos ou mais até três meses antes dos dois eventos e possuir disponibilidade de trabalhar 20 dias corridos.
"As inscrições podem ser feitas pelo site da FIFA. O requisito do idioma depende da função que o voluntário vai exercer. Os voluntários de outros estados e do exterior que vierem a Salvador terão que bancar sua estadia e transporte", conta.

 

Conheça a TV 247

Mais de Geral

Ao vivo na TV 247 Youtube 247