Baldy recua pela unidade no comando do PSDB
Bancada federal tucana lançou a candidatura do deputado anapolino à presidência regional do partido, mas diante das restrições de diversos segmentos ele comunicou ao governador, durante encontro, a retirada de sua postulação; Baldy disse que afastava-se da disputa para contribuir com a manutenção da “unidade interna” do PSDB goiano: “Não serei empecilho neste momento de convergência para mantermos o PSDB cada vez mais forte”; deputado Célio Silveira disse que a bancada deu “carta branca” ao governador para formatar a nova Executiva, incluindo a escolha do presidente; os mais cotados atualmente são o diretor da Saneago Afrêni Gonçalves e o assessor especial João Meirelles
O governador Marconi Perillo recebeu no Palácio das Esmeraldas respaldo dos seis deputados federais do PSDB (Giuseppe Vecci, Delegado Waldir, Fábio Sousa, Célio Silveira, João Campos e Alexandre Baldy) para a escolha, de forma consensual, do presidente da executiva estadual dos tucanos. A nova executiva será eleita domingo, logo após a convenção confirmar o novo diretório estadual, em ato que vai se realizar na Assembleia Legislativa.
A bancada federal do PSDB lançou a candidatura de Alexandre Baldy à presidência do partido, mas, diante das restrições por parte de diversos segmentos, o deputado comunicou ao governador a retirada de sua postulação. Na reunião, Baldy disse que afastava-se da disputa para contribuir com a manutenção da “unidade interna” do PSDB goiano. “Não serei empecilho neste momento de convergência para mantermos o PSDB cada vez mais forte”, justificou o deputado federal.
A candidatura de Alexandre Baldy à presidência do PSDB começou a “fazer água” quando deputados estaduais, entre eles Nélio Leite, Iso Moreira e Mané de Oliveira, rejeitaram, publicamente, o nome do parlamentar. Contribuiram para enfraquecer o projeto de Baldy as críticas feitas ao trabalho realizado pela secretária Ana Carla Abrão (Fazenda) em relação às datas para recolhimento de impostos por parte do empresariado.
O deputado Célio Silveira disse que a bancada federal deu “carta branca” ao governador para formatar a nova executiva do PSDB goiano, incluindo a escolha do presidente. “Os deputados federais deixaram claro a Marconi Perillo que estão no mesmo barco do partido e do governo. A nossa contribuição é a de preparar o PSDB para chegar ainda mais forte às eleições de prefeito e vereador em 2016”.
Até domingo, os tucanos vão definir o nome do presidente que vai suceder Paulo de Jesus. Aparecem na bolsa de cotação o ex-deputado estadual e atual diretor da Saneago Afrêni Gonçalves e o assessor especial da governadoria João Meirelles. Ambos têm “trânsito livre” junto ao governador Marconi Perillo.
Na conversa com os deputados federais, o governador manifestou a sua posição de inaugurar, até dezembro, importantes obras de infraestrutura, saúde e educação, entre elas o Centro de Excelência do Esporte, Hugo-2, Credeq de Aparecida de Goiânia e Centro de Convenções de Anápolis.
Os deputados federais do PSDB convidaram o governador para um encontro com a bancada federal do partido, já que, segundo revela Célio Silveira, os tucanos têm “grande admiração” por Marconi Perillo. São 54 deputados do PSDB na Câmara Federal.
O deputado federal Giuseppe Vecci considerou “produtiva” a conversa com o governador Marconi Perillo. “Defendemos os mesmos propósitos, ou seja, o bem-estar da população de Goiás. Por isso, nada mais natural que deputados federais e governador venham a convergir em torno de projetos que contribuam com o desenvolvimento do Estado e a melhoria da qualidade de vida das pessoas.”
Apelo
Diante do apelo dos colegas da bancada federal, Alexandre Baldy abriu mão de postular a presidência do PSDB. Ele justificou que a colocação de seu nome foi a de oferecer contribuição ao fortalecimento dos tucanos no Estado.
Para ele, o importante é que houve “amplo debate” interno sobre os rumos do PSDB no Estado.
O parlamentar sustenta que, qualquer que for o nome escolhido, pela convenção, domingo, terá o respaldo de todos os segmentos do partido.
Baldy elogia a postura do governador Marconi Perillo de oferecer contribuição para que o novo diretório do PSDB seja formado obedecendo o critério de “coesão e unidade”, buscando o fortalecimento partidário.
O deputado tucano diz que seu nome está à disposição do PSDB para uma eventual disputa à Prefeitura de Anápolis, mas que esse assunto somente será tratado a partir de janeiro do ano que vem.
Para ele, discutir eleições este ano é improdutivo, porque a população espera dos políticos ações voltadas para a solução das demandas, como mais emprego e renda, melhoria dos serviços de infraestrutura, como pavimentação de ruas e avenidas nas cidades.
A expectativa de Alexandre Baldy é a de que, com a conclusão das obras do Estado em Anápolis, o PSDB esteja ainda mais fortalecido para enfrentar as urnas, ano que vem, na disputa pela Prefeitura de Anápolis. (Helton Lenine/DM)
❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: