HOME > Geral

Bancada ‘faz a parte dela’, diz Ronaldo Lessa

Líder da bancada federal alagoana, o deputado Ronaldo Lessa (PDT) afirmou que a bancada “está fazendo a parte dela” no que diz respeito ao envio de verbas para o custeio de despesas municipais; declaração ocorre no dia em que, orientados pela Associação dos Municípios Alagoanos (AMA), decidiram fechar as portas das prefeituras durante toda esta semana, em protesto contra o Governo Federal

Líder da bancada federal alagoana, o deputado Ronaldo Lessa (PDT) afirmou que a bancada “está fazendo a parte dela” no que diz respeito ao envio de verbas para o custeio de despesas municipais; declaração ocorre no dia em que, orientados pela Associação dos Municípios Alagoanos (AMA), decidiram fechar as portas das prefeituras durante toda esta semana, em protesto contra o Governo Federal (Foto: Voney Malta)

Alagoas247 - O deputado federal Ronaldo Lessa (PDT), líder da bancada alagoana em Brasília, disse, na manhã desta segunda-feira (14), que a bancada “está fazendo a parte dela” no que diz respeito ao envio de verbas para o custeio de despesas municipais. Os prefeitos foram orientados pela Associação dos Municípios Alagoanos (AMA) a fecharem as portas esta semana, em protesto contra o Governo Federal. 

De acordo com o parlamentar, os deputados já votaram um projeto que impede a União de criar mais despesas para os municípios. Segundo ele, o dinheiro está sendo encaminhado “na medida do possível” para as cidades do estado. 

“Cada um tem tentado contribuir neste sentido. A bancada já votou o projeto que impede que o Governo Federal e o próprio Congresso criem demandas que onerem mais os municípios, como aumentos de algumas categorias. Estamos tentando proteger as prefeituras e, se não estamos mandando mais recursos, enviamos o que temos com essa crise. Os deputados antigos deixaram oito milhões de reais para serem distribuídos nas cidades e os novos têm mais quatro milhões. Trabalhamos para auxiliar os prefeitos na situação atual”, disse Lessa. 

Sobre as reuniões que a bancada tem feito em Alagoas, Ronaldo Lessa comentou que elas têm surtido efeito, principalmente no sentido de unir os parlamentares na discussão dos problemas voltados para Alagoas. "Estamos tendo resultados. O governo do Estado já conseguiu recursos com a bancada federal e os deputados discutem, agora, como ajudar o prefeito Rui Palmeira [PSDB]. Os recursos são muito importantes, mas outra questão é reunir todo mundo, estarmos todos com a mesma visão, para discutir os problemas de Alagoas". 

Contratos com a Caixa

Os deputados federais que representam Alagoas se reuniram nesta segunda-feira, na sede da Superintendência da Caixa Econômica Federal (CEF), no bairro do Farol, para discutir a celeridade em convênios e contratos relativos a programas sociais, como o Minha Casa, Minha Vida. Todas as emendas dos deputados são liberadas por meio do banco. “Esta é uma demanda dos próprios deputados. A agilidade é algo que nos preocupa, então, vamos trazer isso hoje para ser discutido", assinalou o pedetista. 

O superintendente da caixa em Alagoas, Kleber Paz, afirmou que vai apresentar os programas e os indicadores do órgão no estado e, também, ouvir os membros da bancada para saber a demanda de cada um. Sobre a celeridade dos contratos, ele disse que a Caixa criou o gestor municipal de convênios, que administra essas situações, e tenta dar mais celeridade ao trâmite processual. 

"Acelerar esse fluxo também é nossa necessidade e estamos com algumas ações, como o gestor municipal de convênios. Muitas das vezes a demora acontece pela falta de conhecimento. São recursos da União e, para ter acesso a eles, é preciso um projeto, seguindo todas as etapas", destacou o superintendente. 

Portas fechadas

As prefeituras de Alagoas vão fechar as portas de hoje (14) até a sexta-feira (18) como forma de protesto. Os gestores alegam que a verba recebida pelo Governo Federal não estaria cobrindo as despesas mensais. Maceió e Arapiraca suspendem as atividades somente na sexta, Dia D da mobilização municipalista, quando será realizado um ato público reunindo prefeitos de todas as regiões do estado.  

Com gazetaweb.com