CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
Geral

Banco Mundial aprova capacidade de planos de investimento no Piauí

A Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), por meio da diretoria de combate à pobreza rural (DCPR), está recebendo, nesta semana, um consultor de projetos produtivos do Banco Mundial como parte de uma missão que começou na última segunda-feira (09) e acontece até esta quarta; seis projetos pilotos serão contemplados no Piauí pelo banco; um plano direcionado para cada uma das cadeias produtivas prioritárias do Progere II, que são: ovinocaprinocultura, apicultura, quintais produtivos, fruticultura irrigada, mandioca, extrativismo vegetal com ênfase para o artes anato e o aproveitamento racional dos produtos do extrativismo

A Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), por meio da diretoria de combate à pobreza rural (DCPR), está recebendo, nesta semana, um consultor de projetos produtivos do Banco Mundial como parte de uma missão que começou na última segunda-feira (09) e acontece até esta quarta; seis projetos pilotos serão contemplados no Piauí pelo banco; um plano direcionado para cada uma das cadeias produtivas prioritárias do Progere II, que são: ovinocaprinocultura, apicultura, quintais produtivos, fruticultura irrigada, mandioca, extrativismo vegetal com ênfase para o artes anato e o aproveitamento racional dos produtos do extrativismo (Foto: Leonardo Lucena)
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

Por Larissa Machado

A Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), por meio da diretoria de combate à pobreza rural (DCPR), está recebendo, nesta semana, um consultor de projetos produtivos do Banco Mundial como parte de uma missão que começou na última segunda-feira (09) e acontece até amanhã. A ação tem com objetivo apoiar as ações que antecedem a operacionalização do Programa Estadual de Geração de Emprego e Renda II (Progere II), executado pela SDR.

A programação da missão começou com visita à comunidade remanescente de quilombos, localizada no assentamento Fortaleza III, em Esperantina. A equipe também visitou o assentamento Terra Ativa, em Batalha, onde um grupo de jovens foi contemplado pela linha “Nossa Primeira Terra”, do Crédito Fundiário.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Os dois locais visitados podem ser escolhidos pelo Banco Mundial como plano de investimento produtivo e receber incentivos da instituição financeira para desenvolver suas atividades. Ao todo, seis projetos pilotos serão contemplados no Piauí pelo Banco Mundial; um plano direcionado para cada uma das cadeias produtivas prioritárias do Progere II, que são: ovinocaprinocultura, apicultura, quintais produtivos, fruticultura irrigada, mandioca, extrativismo vegetal com ênfase para o artes anato e o aproveitamento racional dos produtos do extrativismo.

A segunda fase da missão aconteceu nessa terça-feira (10) e acontece nesta quarta na sede da SDR para tratar do andamento do estudo da linha de base, que é um estudo preliminar trazendo um perfil de entrada de possíveis beneficiários do programa. Na ocasião, também está sendo tratado sobre o sistema SIGMA, que faz monitoramento e avaliação do programa, que está sendo desenvolvido na SDR, em parceria com uma equipe do Rio Grande do Norte.

Outro ponto abordado pela equipe da SDR e o consultor do Banco Mundial será a formação da equipe que vai integrar a unidade gestora do Progere II, integrando a diretoria de combate à pobreza rural (DCPR), em Teresina e nas três unidades regionais de gestão que vão funcionar nos territórios dos Cocais (Esperantina), Carnaubais (Campo Maior) e Entre Rios (Teresina).

Este projeto é executado por meio de financiamento entre o do estado e o Banco Mundial. Será uma transferência de recurso não reembolsável e são valores de até R$150 mil por projeto para aqueles grupos que são maiores, com referência de até R$ 8 mil por família.

De acordo com o diretor de combate à pobreza rural da SDR, Francisco Ribeiro, a meta geral é aprovar 120 planos de negócios referentes ao convênio todo até 2020 e executar 30 planos de investimentos já neste ano.

Para Emanuel Bayle, as visitas de campo foram muito interessante. "Os grupos pré-selecionados atendem aos critérios de priorização do público beneficiário projeto. A estruturação da equipe e das ferramentas de trabalho estão bem avançadas, começando com uma boa seleção dos planos de trabalho. O próxima etapa é a preparação de uma imersão para repassar a metodologia para as equipes de assessoria técnica de forma que eles possam preparar estes  ”, reforçou o consultor do Banco Mundial.

Progere

Tem por objetivo proporcionar linhas especiais de crédito, em atividades produtivas capazes de gerarem postos de trabalho e renda, nos diversos setores da economia.
O Progere II vai priorizar grupos mulheres, jovens e comunidades quilombolas.

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Carregando os comentários...
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Cortes 247

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO