Bandeira branca entre Campos e Ciro Gomes
As especulações em torno de um possível acordo para que o ex-ministro concorresse a um cargo eletivo no Estado de São Paulo e montasse as bases para um palanque forte para o governador e correligionário pernambucano foram qualificadas como infundadas por integrantes do PSB. Segundo um interlocutor, as arestas entre eles foram aparadas uma vez que "Ciro entendeu melhor a posição do partido". Possibilidade de Ciro transferir o domicílio eleitoral para São Paulo é "conversa fiada", disse
Paulo Emílio _PE247 - As especulações em torno de um possível acordo entre o governador de Pernambuco e potencial candidato à Presidência pelo PSB, Eduardo Campos, e o ex-ministro Ciro Gomes (PSB-CE) para que este concorresse a um cargo eletivo no Estado de São Paulo e montasse as bases para um palanque forte para o correligionário pernambucano foram qualificadas como infundadas por integrantes da legenda. Os rumores ganharam corpo após um jantar entre Campos e Ciro onde os dois teriam limado as arestas em torno do projeto do PSB de concorrer ao Palácio do Planalto em 2014. Segundo fontes ouvidas pelo PE247, Ciro teria entendido as posições adotadas por Campos e uma espécie de armistício entre eles teria sido firmado.
“O que foi discutido no encontro eles (ocorrido há cerca de uma semana) foram assuntos nacionais, como a economia e a retomada do crescimento econômico e da geração de empregos. Foi uma conversa muito boa. Sobre os planos do PSB, o Ciro entendeu melhor a posição do partido, o que acalmou a situação. Agora está tudo tranquilo. Mas a possibilidade de Ciro transferir o domicílio eleitoral para São Paulo é conversa fiada”, afirmou um dirigente do PSB ouvido pelo PE247.
O encontro entre os dirigentes socialistas veio após um longo histórico de troca de farpas. Nos últimos meses Ciro teceu duras críticas aos planos nacionais de Eduardo e do próprio PSB. Tanto ele como o irmão e governador do Ceará, Cid Gomes, defendem que o PSB permaneça na base do governo da presidente Dilma Rousseff (PT) e apoie a reeleição da chefe do Executivo Federal. Mas o encontro entre os líderes pessebistas parece ter esfriado o ímpeto de Ciro, que nas últimas declarações usou de um tom bem mais ameno sobre a possibilidade de Eduardo Campos lançar-se rumo ao Planalto.
Mas se a possibilidade do ex-ministro transferir seu domicílio eleitoral para São Paulo – algo que já foi tentado em 2009 e que na ocasião contava com o apoio do ex-presidente Lula - é considerada como mera especulação pelo alto escalão socialista, outros rumores apontam que Ciro teria recebido a incumbência de elaborar as bases da política econômica do plano de governo do PSB, caso a candidatura de Campos venha a se confirmar. Os próximos passos, ou críticas, feitas por ambos dirão o real estado das relações entre eles.
❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: