Big Brother para melhorar o trânsito da capital
Sem solues de fato (metr, mais ciclovias e nibus, por exemplo), BH obrigada a aceitar solues paliativas. Sero 62 novas cmeras para monitorar o trfego. Pode melhorar, mas nada alm disso
Minas 247 - Enquanto o trânsito da capital mineira mostra-se cada vez mais intenso - experimente percorrer as áreas centrais (ou nem tanto) entre 17h e 20h... -, soluções paliativas tentam torna-lo menos insuportável. Não é o ideal, mas ao menos pode dar uma melhorada...
Leia abaixo matéria publicada no site do jornal Hoje em Dia (clique aqui para lê-la na página do jornal)
Mais 62 câmeras no trânsito de Belo Horizonte
Sistema será ampliado, com a instalação de novos painéis de mensagens variáveis em corredores estratégicos
Instalado em pontos estratégicos para fornecer detalhes de ocorrências de trânsito, o sistema de monitoramento do tráfego será ampliado em Belo Horizonte. Sessenta e duas novas câmeras e nove painéis de mensagens variáveis –os chamados PMVs– serão colocados pela BHTrans em corredores viários de acesso à área central, como as avenidas Cristiano Machado e Antônio Carlos.
Atualmente, o Centro de Controle Operacional (CCO), em funcionamento desde 2004, tem 44 equipamentos digitais –34 câmeras e dez PMVs– no perímetro da avenida do Contorno. A central será levada para uma nova edificação, que está sendo montada na sede da empresa, no bairro Buritis, região Oeste.
“Mais moderno e melhor equipado, este novo prédio permitirá uma resposta mais rápida aos problemas de circulação em tempo real”, avalia o diretor de Operação da BHTrans, Edson Amorim. Segundo ele, das 62 novas câmeras, 28 já foram instaladas e as imagens estão sendo fornecidas para a antiga central. Outras 24 deverão ser colocadas em junho. Porém, não há previsão de quando os usuários poderão utilizar o sistema pela internet.
O custo de toda essa tecnologia, que ainda inclui outras aquisições para o controle do tráfego, é de R$ 31,6 milhões. O investimento estava previsto em um edital lançado pela empresa em 2009.
Está previsto também que nos pontos de ônibus, a população possa acompanhar o tempo médio de intervalo entre os veículos de uma linha. Dentro dos ônibus, o usuário contará com painéis que vão informar qual é o próximo ponto.
A BHTrans acredita que o novo sistema será fundamental para otimizar o gerenciamento da mobilidade na capital. Para a empresa, o sistema irá redução o tempo de atendimento de ocorrências, melhorar a fiscalização do transporte coletivo e dar mais informações aos usuários. Além das mudanças na estrutura física do CCO, os agentes de trânsito serão equipados com dispositivos móveis de comunicação, para tornar o contato com a central mais ágil.
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: