HOME > Geral

Biólogos tentam resgatar golfinho encalhado em AL

Um golfinho encalhado foi encontrado vivo na na Praia de Lagoa do Pau, em Coruripe, Litoral Sul de Alagoas; mamífero é um macho adulto conhecido como Golfinho-de-Riso, mede 2,46 metros  está sendo mantido em um lago próprio e acompanhado pelos técnicos do Instituto Biota de Conservação e por veterinários; veja vídeo

Um golfinho encalhado foi encontrado vivo na na Praia de Lagoa do Pau, em Coruripe, Litoral Sul de Alagoas; mamífero é um macho adulto conhecido como Golfinho-de-Riso, mede 2,46 metros  está sendo mantido em um lago próprio e acompanhado pelos técnicos do Instituto Biota de Conservação e por veterinários; veja vídeo (Foto: Voney Malta)

Alagoas 247 - Um golfinho encalhado foi encontrado vivo na tarde dessa quarta-feira (3), na Praia de Lagoa do Pau, em Coruripe, Litoral Sul de Alagoas. A população tentou reintroduzir o animal ao mar, mas não conseguiu, e uma equipe do Instituto Biota de Conservação foi deslocada até a região. 

De acordo com o presidente do instituto, Bruno Stéfanis, o mamífero é um macho adulto conhecido como Golfinho-de-Riso, com nome científico Grampus griseus, e mede 2,46 metros. O golfinho está sendo mantido em um lago próprio e acompanhado pelos técnicos do Biota e por veterinários. 

"Houve tentativa para reinserir o golfinho no mar, mas sem sucesso porque ele mesmo voltou. Decidimos, então, preservá-lo em um lago próximo, com o monitoramento de biólogos e veterinários. Ainda não podemos afirmar quando ele estará apto a voltar ao habitat natural; isso pode demorar ou não, porque vai depender do animal em reabilitação", disse o biólogo, não sabendo a idade do mamífero. 

O presidente também falou que uma infestação parasitária pode ter causado o encalhe, já que o animal não estava conseguindo se manter em equilíbrio na água. "Ele estava cheio de cicatrizes, apesar de não justificar o encalhe. Porém, uma infestação parasitária na parte auditiva o deixou sem equilíbrio na água, o que pode ter configurado isso". 

Segundo uma veterinária do Biota, o estado de saúde do animal é grave devido à uma possível infecção. Ele apresenta secreção em um dos orifícios e está bastante debilitado.

Além do Biota, estiveram presentes para dar apoio a Secretaria de estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh) e uma Organização Não Governamental (ONG) voltada a causas do meio ambiente. 

Antes da produção da matéria, o instituto havia informado no grupo que o animal se tratava de uma baleia da espécie Piloto. Depois, verificou-se que se tratava de um golfinho. 

Outro golfinho

Já na manhã desta quinta-feira (04) um golfinho foi encontrado morto encalhado em Coruripe. De acordo com pescadores, ele estava enganchado em uma rede. O Instituto Biota esteve no local para levantar informações sobre o animal e descobrir a possível causa da morte.

Com gazetaweb.com