Bola corre solta neste domingo

Abertura do Campeonato Pernambucano 2012 ser marcada por jogos que vo desde a Regio Metropolitana do Recife at o Serto do So Francisco. Seis jogos esto previstos nesta primeira rodada

Bola corre solta neste domingo
Bola corre solta neste domingo (Foto: Montagem PE247)
Siga o Brasil 247 no Google News Assine a Newsletter 247

Raphael Coutinho_PE247 – E a espera está chegando ao fim. Neste domingo (15) a bola rola pelo Campeonato Pernambucano de futebol 2012, para acabar com a expectativa de milhões de torcedores espalhados pelo Estado. Torcedores que brigam, choram, comemoram e vestem a camisa de seus clubes com muito orgulho, não admitindo vibrar por times de outras partes do Brasil. Uma paixão que supera campeonatos tidos como mais tradicionais. O Pernambucano é o que possui a maior média de público entre as competições locais e para 2012 a história não deverá ser diferente.

Em 2011, a média de público no estadual foi de 8.548 torcedores por jogo, contra 5.604 no campeonato Paulista, o segundo colocado. Ao todo, 1.230.993 pessoas passaram pelos estádios em Pernambuco, em 144 jogos, durante todo o certame do ano passado, gerando R$ 12,5 milhões de receita. Parte deste sucesso é atribuído ao programa Todos com a Nota, do Governo do Estado, que troca notas fiscais por ingressos e que irá se repetir este ano.

Os três grandes clubes da capital sempre encabeçam a lista dos favoritos. O Santa Cruz, que lutará pelo bicampeonato, não decepcionou a torcida nas contratações. Apostou em jogadores conhecidos da torcida, como o meia Luciano Henrique (ex-Sport) e o atacante Geílson (ex-Náutico), que chegaram para ser titulares. Além deles, outro nome de peso que chegou ao Arruda foi o atacante Dênis Marques, com passagens por Atlético-PR e Flamengo. O ponto forte do Tricolor neste início deverá ser o sistema defensivo, com a manutenção de peças importantes como o goleiro Tiago Cardoso, destaque em 2011.

O Sport, atual vice e maior vencedor da competição, com 39 títulos, se preparou de forma equilibrada para o torneio. Até o momento não apostou em nenhum nome de peso, mas vários atletas chegaram à Ilha do Retiro em 2012. O maior investimento do Leão foi na parte defensiva, com um grande número de zagueiros e volantes contratados. O destaque é para o volante Rivaldo, ex-Palmeiras, e o atacante Jheimy, que apesar de desconhecido já agradou a parte da torcida nos treinamentos e jogos-treino. Um dos pontos fracos do rubro-negro neste início será o entrosamento, já que houve uma grande reformulação em relação a equipe que terminou 2011.

Já o Náutico, que levou a taça pela última vez em 2004, tem como ponto forte a manutenção de uma base, principalmente no sistema defensivo. No ano passado, uma das armas do clube para garantir o acesso à Série A do Brasileiro foi o entrosamento da defesa. A diretoria não vacilou e renovou com os titulares Marlon e Ronaldo Alves. Outro destaque foi a renovação com o ídolo Derley, que apesar de ser volante, ajuda bastante o ataque, inclusive com gols. Quem também permanece nos Aflitos é o meio campo Eduardo Ramos. Após uma longa negociação, o jogador garantiu a permanência no alvirrubro.


Confira a tabela da primeira rodada do Estadual (todos os jogos começam às 16h):

Santa Cruz x Belo Jardim / Arruda (Recife)

Porto x Náutico / Luiz Lacerda (Caruaru)

Petrolina x Salgueiro / Paulo de Souza Coelho (Petrolina)

Araripina x Sport / Chapadão do Araripe (Araripina)

América x Serra Talhada / Ademir Cunha (Paulista)

Ypiranga x Central / Otávio Limeira (Santa Cruz do Capibaribe)

Times do interior tabém estão na disputa

O conhecimento liberta. Saiba mais. Siga-nos no Telegram.

A você que chegou até aqui, agradecemos muito por valorizar nosso conteúdo. Ao contrário da mídia corporativa, o Brasil 247 e a TV 247 se financiam por meio da sua própria comunidade de leitores e telespectadores. Você pode apoiar a TV 247 e o site Brasil 247 de diversas formas. Veja como em brasil247.com/apoio

Comentários

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247

WhatsApp Facebook Twitter Email