HOME > Geral

Bombardeado, Lacerda diz que debate foi "injusto"

O prefeito candidato à reeleição em Belo Horizonte, Marcio Lacerda (PSB), que também lidera todas as pesquisas de intenção de voto até então, foi bombardeado por todos os adversários em debate nesta sexta-feira (28); "O modelo utilizado no debate foi um pouco injusto. Foi um julgamento sem advogado de defesa"

Bombardeado, Lacerda diz que debate foi "injusto" (Foto: Divulgação)
Romulo Faro avatar
Conteúdo postado por:

Minas 247

O prefeito candidato à reeleição em Belo Horizonte, Marcio Lacerda (PSB), que também lidera todas as pesquisas de intenção de voto até então, foi bombardeado por todos os adversários em debate nesta sexta-feira (28) na Fundação João Pinheiro (FJP). Contudo, o único que lhe poupou de agressividade foi Patrus Ananias (PT), o único adversário que lhe oferece perigo.

Além de Marcio Lacerda e de Patrus participaram do confronto os candidatos Vanessa Portugal (PSTU), Maria da Consolação (PSTU), Tadeu Martins (PPL) e Pepê (PCO). Alfredo Flister (PHS) não compareceu, apesar de também ter sido convidado.

"O modelo utilizado no debate foi um pouco injusto. Foi um julgamento sem advogado de defesa", reclamou o prefeito socialista. Lacerda manifestou indignação durante a fala de seus adversários: levantou os braços em sinal de protesto, balançou a cabeça e reagiu às acusações.

Lacerda se indignou com os ataques e disse que nunca foi acusado de "roubar um tostão público". "Se estou no serviço público é como voluntário", reagiu o prefeito, que declarou à justiça eleitoral ter patrimônio de quase R$ 60 milhões.

Apenas um tema provocou embate direto entre Patrus e Marcio Lacerda: segurança pública. As respostas se limitaram às propostas. Lacerda destacou a construção de uma central de monitoramento, que vai integrar as ações, incluindo BHTrans, Samu, Defesa Civil e outros órgãos de segurança e o petista afirmou ter um estudo pronto para implementação de um sistema que chamou de BH em Ação.

Com o uso de câmeras, em caso de acidentes, o acionamento do serviço de urgência e da polícia acontecerá automaticamente, conforme o candidato. O petista disse ainda que pretende incentivar a ida da população para as ruas e parques. "A presença das pessoas nas ruas ajuda a inibir a atuação de criminosos", justificou.

Lacerda destacou o edital de licitação que será lançada nos próximos dias para a compra de 10 trens com quatro vagões cada um pela CBTU para a linha 1 do metrô de Belo Horizonte. De acordo com o prefeito. O prefeito ainda destacou os investimentos no BRT, que terá capacidade para 700 mil passageiros por dia.

De forma sutil, Patrus fez a primeira crítica a Marcio Lacerda ao dizer que o município poderia ter muito mais dinheiro para investimentos se projetos desenvolvidos pela prefeitura tivessem sido apresentados no tempo certo ao governo federal. "Belo Horizonte hoje está aquém de si mesma, porque administração é tímida e tecnocrata", provocou.

Os candidatos que estão atrás nas pesquisas apostam que a eleição não acaba em 7 de outubro. "É sempre positivo para a cidade o segundo turno", argumentou Vanessa Portugal.

"A cidade sempre desmistificou as pesquisas", avaliou Tadeu Martins.

Maria da Consolação seguiu no mesmo tom: "Estamos convidando a população a levar a eleição para o segundo turno. Não há nada decidido. Em 2010, nas eleições presidenciais, diziam que o vencedor em Belo Horizonte seria a Dilma ou o Serra. O resultado foi outro", comparou. Com informações de O Estado de Minas.

❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.

Rumo ao tri: Brasil 247 concorre ao Prêmio iBest 2025 e jornalistas da equipe também disputam categorias

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Cortes 247

Carregando anúncios...
Carregando anúncios...