Boni admite manipulação da Globo em confronto entre Lula e Collor
Emissora assumiu o lado de Fernando Collor de Mello em debate poltico exibido em dezembro de 1989, segundo ex-chefo da TV
Ficou ilustre a acusação de manipulação de imagens por parte do jornalismo da Rede Globo, no Jornal Nacional, um dia depois do debate do dia 14 de dezembro de 1989 entre os candidatos à Presidência da República, Luiz Inácio Lula da Silva e Fernando Collor de Mello. A repercussão noticiosa do debate televisionado foi considerada fundamental para a vitória no segundo turno de Collor de Mello, uma vez que antes do emblemático acontecimento, os dois políticos estavam em situação de empate técnico.
Agora, 22 anos após o ocorrido, o homem que formatou o “Padrão Globo de Qualidade” faz uma bombástica revelação: a Globo manipulou o debate. José Bonifácio Sobrinho, o Boni, concedeu uma entrevista ao jornalista Geneton Moraes Neto, transmitida pela Globo News, por conta do lançamento de seu livro, batizado de “O Livro do Boni”. O empresário estará nesta segunda-feira no Programa do Jô, também para lançar a publicação.
Durante a conversa, o ex-chefão da Globo admitiu que a emissora assumiu o lado de Fernando Collor de Mello no debate contra Luiz Inácio Lula da Silva que antecedeu a eleição de 1989 – a primeira pós-ditadura militar. Segundo Boni, após ser procurado pela assessoria de Collor, o superintendente executivo da Globo, Miguel Pires Gonçalves, pediu que ele palpitasse no evento.
“Eu achei que a briga do Collor com o Lula nos debates estava desigual, porque o Lula era o povo e o Collor era a autoridade”, contou. “Então nós conseguimos tirar a gravata do Collor, botar um pouco de suor com uma 'glicerinazinha' e colocamos as pastas todas que estavam ali com supostas denúncias contra o Lula – mas as pastas estavam inteiramente vazias ou com papéis em branco”, disse Boni. “Todo aquele debate foi [produzido] – não o conteúdo, o conteúdo era do Collor mesmo -, mas a parte formal nós é que fizemos”.
O Partido dos Trabalhadores (PT) moveu um processo contra a emissora no Tribunal Superior Eleitoral, pedindo direito de resposta, de maneira que novos trechos do debate televisionado fossem apresentados no Jornal Nacional – o que foi negado. Em sua defesa, no Projeto Memória Globo, seção Polêmicas, a emissora diz que os responsáveis pelo noticiário usaram o mesmo critério de edição de uma partida de futebol, na qual são selecionados os melhores momentos de cada time.
Matéria editada por Eder Fonseca, fundador do portal Panorama Mercantil
❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: