Bovespa abre em alta acompanhando a ligeira melhora do clima internacional
As informaes de que o governo americano vai adotar as medidas necessrias de reduo do dficit deu um novo sopro de esperanas
247- A Bovespa abriu o pregão tentando se recuperar das perdas de ontem. As informações de que o governo americano vai adotar as medidas necessárias de redução do déficit, mesmo com o fracasso das negociações do supercomitê formado por democratas e republicanos, deu um novo sopro de esperanças. Há pouco, a Bovespa operava em alta de 0,40%, aos 56.507 pontos.
Pré-abertura - Depois da derretida de ontem, os mercados voltaram a respirar e tentam se recuperar das perdas. A informação que baseia este posicionamento é a premissa de que o governo americano vai adotar as medidas de corte do déficit com ou sem acordo bipartidário. O presidente Barack Obama deu declaração após o anúncio do fracasso do acordo bipartidário para corte do orçamento de que o governo vai realizar o que for preciso para reduzir o déficit público.
Ao mesmo tempo, as agências de risco anunciaram que o fracasso do acordo do supercomitê não vai implicar em redução da nota de risco dos Estados Unidos, apenas um reavaliação da perspectiva. Essas mensagens deram uma tênue malha de segurança para o mercado se agarrar. Depois das perdas vigorosas de ontem, as bolsas internacionais trabalham hoje numa região de mais conforto.
As bolsas da Ásia, por exemplo. Seul e Hong Kong fecharam com pequenas altas, 0,34% e 0,10%, respectivamente. Já Tóquio caiu 0,40% e Xangai perdeu 0,10%. Nenhum desastre. Na Europa, o mercado também abriu bem diferente do cenário pessimista do pregão de segunda-feira. Londres abriu em alta de 0,98%, Paris subiu 1,29% nos primeiros minutos do pregão e Frankfurt avançava 0,98%. Milão também ganhava terreno, com alta de 1,1%. Madri vive uma situação diferente. Depois de ensaiar alta no início do pregão, a bolsa espanhola ficou no vermelho depois que o leilão de títulos saiu a um juro mais alto que o esperado.
Atualmente, o olho da crise está focado na Espanha, um país que trocou de governo no final de semana, mas está sendo cobrado a tomar medidas enérgicas para pagar suas contas.
Os futuros Nasdaq e S&P 500 estão trabalhando ao redor do zero a zero nesta manhã. Parecem indicar um pregão de recuperação, se nada mais grave acontecer. A Bolsa brasileira está numa situação de observação, acompanhando os eventos internacionais. Não há muita chance de se descolar, mas as oportunidades oferecidas pelo pregão são atraentes.
❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: