TV 247 logo
      HOME > Geral

      Bovespa abre em alta e opera com estímulo da troca de governo italiano

      Dia tende a ser positivo, embora cenrio econmico continue sendo de incertezas

      Bovespa abre em alta e opera com estímulo da troca de governo italiano (Foto: YURIKO NAKAO/Reuters)

      247 - A Bovespa acompanha o mercado global e sobe 0,68%, aos 59.601 pontos. A abertura foi positiva tendo como premissa uma provável renúncia de Silvio Berlusconi da liderança do governo italiano, e os bons resultados de empresas e bancos que divulgaram seus balanços na Europa. O dia tende a ser positivo, embora o cenário econômico continue de incertezas.

      PRÉ-ABERTURA - A descoberta de uma fraude de grandes proporções da fabricante japonesa de máquinas fotográficas Olympus pressionou a Bolsa de Tóquio, que fechou em baixa de 1,3%. As ações da Olympus caíram mais de 29%, levando de roldão as ações da Nomura Securities, investigada de ter participado dessas operações.

      A fraude era realizada para esconder prejuízos e utilizou como instrumento a compra de empresas de pequeno porte no Japão e na Inglaterra. A falcatrua tem mais de 10 anos. A Bolsa de Tóquio divulgou comunicado de que poderá excluir a Olympus do pregão como punição pela fraude.

      Essa notícia impediu uma reação da bolsa japonesa, pois o dia começou melhor nos mercados, apesar do temor de novos problemas na zona do euro, agora com a Itália. As bolsas de Londres (+0,83%), Paris (+0,97%), Frankfurt (+1,15%), Milão (+1,13%), Madri (+1,20%) e Lisboa (0,68%) abriram em alta, dando sinais de reação técnica ao forte ajuste negativo dos últimos dias.

      As informações não são novas, mas a Itália está com seu nível de endividamento no limite a o governo de Silvio Berlusconi balança. Se isso acontecer, a queda de Berlusconi, não seria ruim, mas positiva para uma solução negociada com as autoridades da zona do euro. Ou seja, um pacote de austeridade de linhas de socorro abundante.

      A gravidade da crise europeia tirou o foco dos Estados Unidos. Lá, as coisas vão evoluindo de forma gradativa, sem sinais mais claros de recuperação econômica. As análises do FMI de um longo período de paralisia econômica na zona do euro, e, por consequência, influenciando no esfriamento geral da atividade mundial, deverão levar a um novo posicionamento por parte das autoridades monetárias.

      Se isso for verdade, o momento é favorável para iniciar a composição de uma carteira de ações. No Brasil, por exemplo, é uma possibilidade formar uma seleção de ações para a virada de ano. Ontem, a Bovespa subiu 0,9%, apesar do cenário externo negativo.

      ❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.

      ✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.

      iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

      Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: