HOME > Geral

Brasil busca apoio da torcida rumo à Copa, diz Mano

Técnico da seleção brasileira avalia que apoio em casa é fundamental para a caminhada do time até o Mundial de 2014

Brasil busca apoio da torcida rumo à Copa, diz Mano (Foto: NIGEL RODDIS/Reuters)
Gisele Federicce avatar
Conteúdo postado por:

SÃO PAULO, 6 Set (Reuters)- A seleção brasileira vai tentar cativar os torcedores nos próximos amistosos, porque o apoio em casa é fundamental para a caminhada do time até a Copa do Mundo de 2014, avaliou o técnico Mano Menezes.

O Brasil enfrenta o África do Sul na sexta-feira, em São Paulo, e três dias depois encara a China, no Recife.

"A tarefa (até 2014) é bastante grande. E nós contamos com ele (torcedor), sem dúvida nenhuma. Temos que fazer sempre a nossa parte para que ele se sinta envolvido com a seleção brasileira", disse Mano em entrevista coletiva nesta quinta-feira.

"Sabemos da responsabilidade, não vamos fugir desse papel que temos que desempenhar", completou.

A torcida paulista tem fama de ser uma das mais exigentes do país e costuma vaiar a seleção em caso de atuações apagadas. Para ganhar os fãs e também mais confiança, o treinador destacou a importância do resultado.

"O resultado é parte importante da formação de uma seleção, às vezes ele não é a parte mais importante, mas eu considero que o grau de confiança só vai aumentando à medida que você vê dentro do campo a confirmação do que está pensando. É muito importante para os jogadores e para o torcedor", declarou o treinador.

Apesar das recentes críticas após a perda do ouro olímpico na final diante do México, Mano Menezes garantiu ter recebido apoio de torcedores.

"Encontrei muitas pessoas que deram os parabéns pelos Jogos Olímpicos. O brasileiro normal, aquele que trabalha e sabe como é difícil construir algo, sabe aquilo que se está fazendo nessa hora, sabe da maneira como o trabalho está sendo conduzido, e tenho tido um respeito muito grande por parte dele", disse.

Para as próximas partidas, Mano espera rivais retrancados, o que exigirá da seleção criatividade na criação das jogadas.

"Temos que nos acostumar a enfrentar adversários assim (defensivos) e encontrando cada vez mais soluções, é isso que vamos tentar fazer diante da África do Sul e certamente com mais dificuldades ainda no jogo da segunda-feira", disse ele, acrescentando que o Brasil tem melhorado seu desempenho no ataque.

"A média de gols da seleção nos últimos jogos tem sido três, então melhoramos a nossa capacidade de criação", afirmou.

CHANCE PARA LUCAS

O treinador confirmou a equipe titular para enfrentar os sul-africanos com Diego Alves, Daniel Alves, Dedé, David Luiz e Marcelo; Rômulo, Ramires e Oscar; Lucas, Leandro Damião e Neymar.

Mano disse que esse é o primeiro de uma série de quatro jogos seguidos que pretende escalar o meia-atacante Lucas como titular. O atleta de 20 anos foi vendido pelo São Paulo ao Paris Saint Germain em agosto por 108 milhões de reais e até agora teve poucas oportunidades na seleção.

"Eu disse que pretendia dar uma sequência ao Lucas, o que é justo para se fazer avaliações mais definitivas", afirmou o técnico.

Lucas está ansioso com a chance de poder jogar em casa, num estádio bem familiar para ele.

"Amanhã é uma oportunidade de ouro, no Morumbi, minha segunda casa, espero fazer um grande jogo e conquistar a torcida... Se a gente apresentar um futebol bonito, a torcida vai ficar do nosso lado", disse.

Para o gol, Mano Menezes aposta no momento em Diego Alves, do Valencia, mas não descartou testar Jefferson e Cássio em breve.

"Se trata de uma posição muito delicada, você não fica trocando jogadores nessa posição a todo momento. Estamos vindo de grandes goleiros com períodos longos como titular da seleção e sempre que isso acontece a substituição, em todas as posições, é mais complicada", explicou ele, citando os casos de Cafu na lateral direita e Roberto Carlos na esquerda.

(Reportagem de Tatiana Ramil)

❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.

Rumo ao tri: Brasil 247 concorre ao Prêmio iBest 2025 e jornalistas da equipe também disputam categorias

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Cortes 247

Carregando anúncios...
Carregando anúncios...