HOME > Geral

Nova sentença do STF irá induzir a “um jornalismo ainda mais opaco e uniforme na mídia corporativa”, diz Breno Altman

Para ele, a decisão do STF que admite responsabilizar jornal por acusação falsa de entrevistado também torna ainda mais vulneráveis veículos independentes

Breno Altman (Foto: Felipe Gonçalves)

247 - O jornalista Breno Altman publicou em suas redes sociais criticando a decisão do Supremo Tribunal Federal, aprovada nesta quarta-feira (29), que permite a responsabilização de veículos de imprensa pelo conteúdo dado em entrevistas.

Em suas redes, ele postou: “Absurda a decisão do STF que admite a possibilidade de responsabilizar judicialmente a imprensa pelo conteúdo de entrevistas. Essa sentença induzirá a um jornalismo ainda mais opaco e uniforme na mídia corporativa, além de tornar mais vulneráveis os veículos independentes”.

Segundo a tese aprovada, o princípio constitucional da liberdade de imprensa impede a censura prévia de conteúdos publicados. Contudo, se um entrevistado acusar falsamente outra pessoa, a publicação pode ser responsabilizada judicialmente.

Com a nova lei, empresas jornalísticas poderão ser responsabilizadas civilmente se for concluído que na época da divulgação, havia indícios concretos da falsidade da imputação.