Cadastro Único Online reduz tempo de atendimento à população pela metade

O Cadastro Único Online é uma iniciativa inovadora em Fortaleza, já que poucos municípios trabalham essa modalidade de atendimento no Brasil. O cadastro é um instrumento de informações para identificar as condições sociais e econômicas de famílias com baixa renda no País

O Cadastro Único Online é uma iniciativa inovadora em Fortaleza, já que poucos municípios trabalham essa modalidade de atendimento no Brasil. O cadastro é um instrumento de informações para identificar as condições sociais e econômicas de famílias com baixa renda no País
O Cadastro Único Online é uma iniciativa inovadora em Fortaleza, já que poucos municípios trabalham essa modalidade de atendimento no Brasil. O cadastro é um instrumento de informações para identificar as condições sociais e econômicas de famílias com baixa renda no País (Foto: Renata Paiva)
Siga o Brasil 247 no Google News Assine a Newsletter 247

Ceará 247 - A Prefeitura de Fortaleza, por meio da Secretaria de Trabalho, Desenvolvimento Social e Combate à Fome (Setra), iniciou o processo de implantação do Cadastro Único Online. Inicialmente, em fase experimental, que teve início no último mês de março, foram contempladas com a ação três unidades de atendimento: Vapt Vupt (Messejana - Regional VI), CRAS Couto Fernandes (Regional IV) e CRAS Barra do Ceará (Regional I). Com a utilização do Cadastro Único Online, nestas unidades, já é possível identificar que, o tempo de atendimento à população foi reduzido pela metado e o agendamento foi extinto.

O Cadastro Único Online é uma iniciativa inovadora em Fortaleza, já que poucos municípios trabalham essa modalidade de atendimento no Brasil. O processo utilizado pela maioria das unidades do Cadastro é o preenchimento manual do formulário.

Com o novo procedimento completamente online, a manutenção dos dados é feita diretamente na base nacional, garantindo a unicidade e uma coleta de dados mais segura e consistente. Além disso, as unidades adquirem uma maior capacidade de atendimento diária. Para garantir a implantação do atendimento, a Setra realizou a atualização e ampliação do parque tecnológico das unidades citadas, bem como a reestruturação da rede de dados e o aumento do link de internet, garantindo a qualidade do serviço.
Na próxima etapa do Projeto, que iniciará em junho, o serviço online será ampliado para os Núcleos do Cadastro Único localizados nas seis Secretarias Regionais. Para isso, colaboradores serão capacitados e a estutura necessária para atendimento reforçada. O serviço será, gradualmente, ampliado para as demais unidades de atendimento da Setra. A expectativa é que até o fim do primeiro semestre 2016 todas as unidades estejam trabalhando com o atendimento online.

Cadastro Único

O Cadastro Único é um instrumento de informações para identificar as condições sociais e econômicas de famílias com baixa renda no País. É coordenado pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), devendo ser obrigatoriamente utilizado para seleção de beneficiários de programas sociais do Governo Federal, como o Bolsa Família, a Tarifa Social de Energia Elétrica, o Telefone Popular, Isenção de pagamento de taxa de inscrição em concursos públicos, Programa Brasil Carinhoso, Carteira do Idoso, Programa Minha Casa Minha Vida e outros Programas Habitacionais do Ministério das Cidades, Passe Livre para pessoas com deficiência, e Carta Social.

A você que chegou até aqui, agradecemos muito por valorizar nosso conteúdo. Ao contrário da mídia corporativa, o Brasil 247 e a TV 247 se financiam por meio da sua própria comunidade de leitores e telespectadores. Você pode apoiar a TV 247 e o site Brasil 247 de diversas formas. Veja como:

• Cartão de crédito na plataforma Vindi: acesse este link

• Boleto ou transferência bancária: enviar email para [email protected]

• Seja membro no Youtube: acesse este link

• Transferência pelo Paypal: acesse este link

• Financiamento coletivo pelo Vakinha: acesse este link

• Financiamento coletivo pelo Catarse: acesse este link

• Financiamento coletivo pelo APOIA.se: acesse este link

• Financiamento coletivo pelo Patreon: acesse este link

Inscreva-se também na TV 247, siga-nos no Twitter, no Facebook e no Instagram. Conheça também nossa livraria, receba a nossa newsletter e ative o sininho vermelho para as notificações.

Comentários

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247