TV 247 logo
      HOME > Geral

      Cai em 10% o índice de crimes violentos na RMBH

      Crimes violentos, que englobam os roubos consumados e tentados, sequestros, extorsão mediante sequestro, estupros tentados e consumados e homicídios tentados e consumados, contabilizaram, inclusive, a menor taxa de 2012: 58,62 ocorrências a cada 100 mil habitantes; na comparação com o mês anterior, a diminuição da taxa de crimes violentos em setembro é de 10,32%, uma vez que o registrado em agosto foi de 65,36 crimes violentos a cada 100 mil habitantes

      Cai em 10% o índice de crimes violentos na RMBH (Foto: Divulgação)
      Romulo Faro avatar
      Conteúdo postado por:

      Agência Minas

      O mês de setembro registrou queda de 10% nos índices de crimes violentos e crimes violentos contra o patrimônio na Região Metropolitana de Belo Horizonte, na comparação com o mês anterior. Os crimes violentos, que englobam os roubos consumados e tentados, sequestros, extorsão mediante sequestro, estupros tentados e consumados e homicídios tentados e consumados, contabilizaram, inclusive, a menor taxa de 2012: 58,62 ocorrências a cada 100 mil habitantes. Na comparação com o mês anterior, a diminuição da taxa de crimes violentos em setembro é de 10,32%, uma vez que o registrado em agosto foi de 65,36 crimes violentos a cada 100 mil habitantes.

      Avaliando o gráfico das taxas e números absolutos de 2012, percebe-se como as ações desenvolvidas nos últimos meses pelas polícias Militar e Civil e pela Secretaria de Estado de Defesa Social (Seds) conseguiram "puxar para baixo" a curva que tendia a crescer nos primeiros meses do ano. Na comparação com o mês de abril, pico de ocorrências de crimes violentos, a queda foi 14,62%, passando de 68,65 a cada 100 mil habitantes para 58,62.

      Já os crimes violentos contra o patrimônio, que englobam os roubos consumados e extorsões mediante sequestro, tiveram uma diminuição de 10,82% na Região Metropolitana, passando de 58,05 ocorrências a cada 100 mil habitantes para 51,77. Na avaliação com o mês de abril, pico da curva de crimes violentos contra o patrimônio, a diminuição registrada em setembro chega a 13,94%.

      Homicídios também caem na RMBH

      O mês de setembro também registrou quedas no número de homicídios consumados na Região Metropolitana em relação ao mês anterior. Foram 2,36 homicídios a cada 100 mil habitantes nem setembro contra 2,39 no mês passado.

      Também vale ressaltar a redução dos homicídios nos últimos meses, com o a avaliação do último quadrimestre em relação aos meses de fevereiro, março, abril e maio. A queda considerada neste período chega a 17%, com a redução do total de ocorrências de 615 nos quatro primeiros meses considerados para 505 nos quatro últimos.

      Menor taxa de crimes violentos do ano

      Considerando as 853 cidades mineiras também foram registradas, em setembro, quedas nos índices de criminalidade violenta e criminalidade violenta contra o patrimônio. Entre os crimes violentos, a queda foi de 4,4% em relação ao mês anterior, passando de 28,56 ocorrências em todo o Estado em agosto para 27,33 no último mês. As taxas registradas em Minas Gerais de roubos consumados e tentados, sequestros, extorsão mediante sequestro, estupros tentados e consumados e homicídios tentados e consumados em setembro também foram as menores do ano.

      Já os crimes violentos contra o patrimônio caíram 6,35% em setembro deste ano em todo o Estado. As taxas deste tipo de crime a cada 100 mil habitantes diminuíram de 24,11 em agosto para 22,58 no último mês. Considerando o pico da curva desta modalidade de crime ao longo de 2012, que aconteceu em abril, as taxas de setembro são 17,18% menores.

      Divulgação dos dados mês de setembro

      Já estão disponíveis no site da Secretaria de Estado de Defesa Social (Seds), no endereço www.seds.mg.gov.br - link Estatísticas - os índices de criminalidade violenta, criminalidade violenta contra o patrimônio e homicídios atualizados até o mês de setembro, de Minas Gerais e da Região Metropolitana.

      ❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.

      ✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.

      iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

      Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: