TV 247 logo
      HOME > Geral

      Caiadista, PMDB está a um passo de romper com o PT

      Atrelado ao DEM do senador Ronaldo Caiado, cuja força eleitoral na Capital se aproxima do zero, Iris Rezende se distancia da única agremiação política de fato representativa no seu arco de alianças; lideranças dos dois partidos não têm sequer a preocupação de manter as aparências, numa relação que se degringola rapidamente, podendo mesmo levar o PMDB à oposição ao prefeito Paulo Garcia; cada vez mais influenciado pela intransigência do caiadismo, PMDB ficou ofendido com negociação entre o Paço Municipal e o governador tucano Marconi Perillo por uma gestão compartilhada na Saneago

      Transferencia de cargo, prefeito de Goiânia Foto: Demian Duarte Data: 01/04/2010 Na foto Paulo Garcia e Iris Rezende. (Foto: Realle Palazzo-Martini)
      Realle Palazzo-Martini avatar
      Conteúdo postado por:

      Separados nas eleições do ano passado, quando lançaram candidatos próprios ao governo de Goiás, PMDB e PT podem estar próximos de um rompimento na gestão compartilhada da Prefeitura de Goiânia, com reflexos na sucessão de Paulo Garcia, em 2016.

      A gota d’água no estremecimento entre peemedebistas e petistas é a discussão sobre a manutenção do contrato firmado entre a Prefeitura de Goiânia e o governo do Estado para a prestação de serviços de água e esgoto.

      A decisão do vice-prefeito Agenor Mariano e de deputados estaduais Bruno Peixoto, Adib Elias e José Nelto, e o vereador Denício Trindade de procurarem o Ministério Público Estadual para apresentar representação contra o aumento da tarifa de água, que vai sofrer reajuste de 16%, irritou o Paço Municipal.

      A revelação do prefeito Paulo Garcia de que mantém conversações com o governador Marconi Perillo (PSDB) para assegurar a prorrogação do contrato com a Saneago desagradou aos cardeais peemedebistas.

      Paulo Garcia rebate o vice-prefeito Agenor Mariano, de que a decisão sobre o reajuste da tarifa da água deveria ter sido tomada pela Saneago, em conjunto com a Prefeitura de Goiânia. “Não é verdade. Isso só será possível depois que criamos a Agência Municipal de Regulação”.

      O líder do PMDB na Assembleia Legislativa, José Nelto, não gostou de o Paço Municipal excluir o vice-prefeito Agenor Mariano da renegociação da prefeitura com a Saneago sobre a concessão municipal de água e esgoto, missão repassada ao secretário Jeovalter Correia (Finanças). “Não podemos aceitar que tratem o vice-prefeito como empregado, enquanto a prefeitura faz acordos com o governador Marconi Perillo.”

      Cargos do PMDB

      Os peemedebistas estão insatisfeitos também com Paulo Garcia em relação à reforma do secretariado, a ser concretizada logo após a Câmara Municipal aprovar o projeto de reforma administrativa, em que serão extintas nove secretarias, afetando drasticamente as indicações do partido. Desde que foi empossado, em janeiro de 2013, para o segundo mandato, Paulo Garcia tem reduzido a participação do PMDB no secretariado. Isso tem provocado dissidência dos vereadores peemedebistas na Câmara Municipal. O maior exemplo disso foi a rejeição do reajuste do IPTU para Goiânia, em dois anos consecutivos.

      Interlocutores frequentes, o prefeito Paulo Garcia e o ex-prefeito Iris Rezende diminuíram, nos últimos meses, conversações sobre a administração em Goiânia e a possibilidade de manter a aliança entre PT e PMDB para as eleições do ano que vem.

      A impopularidade da gestão Paulo Garcia tem contribuído, também, para o distanciamento entre peemedebistas e o Paço Municipal. Afinal, o PMDB prepara o lançamento da candidatura de Iris Rezende à prefeitura, nas eleições do ano que vem, e não convém ao partido estar próximo de uma gestão que sofre desgastes junto à população e, consequentemente, ao eleitorado.

      Nomes próprios

      O prefeito Paulo Garcia, em conversa com a bancada estadual do PT, admitiu que o seu partido e o PMDB poderão caminhar separados na disputa pela Prefeitura de Goiânia, ano que vem. O petista pediu empenho dos parlamentares na defesa de sua administração, diante dos ataques desferidos, na Assembleia Legislativa, pelos deputados da base governista.

      O prefeito apresentou aos parlamentares petistas a relação das obras que realiza em Goiânia, mostrando que, ainda este ano, o cenário, em relação à sua imagem perante a população, vai mudar, a partir, segundo ele, do momento em que a população acompanhar a inauguração dos benefícios.

      Paulo Garcia sustenta que o PT poderá ter seu próprio candidato, caso o PMDB insista em manter conversações com o DEM de Ronaldo Caiado ou mesmo decida pelo lançamento de “chapa puro sangue”, ou seja, com candidatos a prefeito e a vice do próprio partido, sem abrir espaços para possíveis aliados, como o PT.

      O prefeito, na conversa com os deputados, estimulou o lançamento das pré-candidaturas a prefeito dos petistas Adriana Accorsi, Humberto Aidar e Luis Cesar Bueno. O PT ainda tem como alternativa o ex-reitor da Universidade Federal de Goiás e suplente de deputado federal Edward Madureira.

      O líder do PMDB na Assembleia Legislativa, deputado José Nelto, deixa claro que seu partido não irá caminhar mais com o PT em Goiânia. E que a tendência do partido é a de lançar “chapa puro sangue”, a exemplo do que ocorreu em 2004, quando Iris Rezende foi candidato a prefeito e Valdivino Oliveira a vice-prefeito.

      “A relação PMDB e PT acabou na Capital”, avisa o deputado José Nelto, ao deixar claro que os peemedebistas que vierem a ocupar cargo no secretariado de Paulo Garcia o farão em nome próprio, já que não representarão o partido.

      Iris Rezende se nega a conversar com os jornalistas sobre as eleições de 2016, embora suas movimentações sinalizam que poderá concorrer novamente à Prefeitura de Goiânia. Ele recebe, em seu escritório, lideranças políticas, comunitárias, servidores públicos e representantes da sociedade, sempre com estímulos para que concorram ao mandato de vereador nas eleições do ano que vem. (Helton Lenine)

      ❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.

      ✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.

      iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

      Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: