Cairoli: crise financeira do RS será vencida

O vice-governador José Paulo Cairoli afirmou que "o Rio Grande do Sul se encontra “numa grave crise financeira, que não é exceção no Brasil; em 44 anos, somente em sete anos foi gasto menos que o arrecadado; Cairoli disse ter certeza de que “entregaremos o Estado daqui a quatro anos melhor do que aquele que recebemos"

O vice-governador José Paulo Cairoli afirmou que "o Rio Grande do Sul se encontra “numa grave crise financeira, que não é exceção no Brasil; em 44 anos, somente em sete anos foi gasto menos que o arrecadado; Cairoli disse ter certeza de que “entregaremos o Estado daqui a quatro anos melhor do que aquele que recebemos"
O vice-governador José Paulo Cairoli afirmou que "o Rio Grande do Sul se encontra “numa grave crise financeira, que não é exceção no Brasil; em 44 anos, somente em sete anos foi gasto menos que o arrecadado; Cairoli disse ter certeza de que “entregaremos o Estado daqui a quatro anos melhor do que aquele que recebemos" (Foto: Leonardo Lucena)

Governo do Rio Grande do Sul - O vice-governador José Paulo Cairoli palestrou, nessa terça-feira (23), durante o 64º Congresso Estadual de Vereadores, Assessores, Servidores e Técnicos Legislativos de Câmaras do RS, promovido pela União dos Vereadores do Rio Grande do Sul (Uvergs), no Auditório da Aiamu, em Porto Alegre. "O Rio Grande do Sul encontra-se numa grave crise financeira, que não é exceção no Brasil. Em 44 anos, somente em sete anos foi gasto menos que o arrecadado. Para fazer um bom enfrentamento, está sendo adotada uma série de medidas que visam a preparar o Estado para retomada do crescimento, com sustentabilidade", disse Cairoli. 

"Tenho certeza que entregaremos o Estado daqui a quatro anos melhor do que aquele que recebemos", destacou o vice-governador. Para Cairoli, são dois estados: "Um Rio Grande esfacelado em suas finanças e um Rio Grande das conquistas, produtivo, competente e vencedor. Para aquele que produz e carrega o Estado, temos uma promessa de campanha mantida: se não pudermos ajudar, não atrapalharemos".

Na sua explanação para uma plateia composta basicamente de vereadores, o vice-governador enfatizou que, por anos, os gastos crescentes da máquina estatal foram financiados com o aumento da carga de impostos, tornando o setor privado menos competitivo. "Por isso, não tenho dúvidas de que todos os níveis de governo precisam usar os recursos de maneira mais eficiente tanto pela sua escassez como pelo peso da máquina pública que precisa, urgentemente, se tornar mais leve e eficiente", disse. Superar as dificuldades anormais para acelerar o desenvolvimento requer um governo mais produtivo e consciente das expectativas, sustentou Cairoli.

Modelo de gestão

"Temos consciência que fomos eleitos para buscar um novo modelo de gestão pública. Com responsabilidade, nossa missão é acelerar o crescimento. Os gaúchos nos deram o sinal verde para fazer e faremos, com energia, diálogo, ideias novas e parcerias", garantiu aos vereadores. "Quem faz a velha política está condenado ao fracasso porque as expectativas são outras. O futuro está sendo construído agora, sob a chancela de valorizar boas ideias que poderão dar nova vida à gestão pública, lamentavelmente, hoje associada a serviços ruins e corrupção", lamentou Cairoli.

O vice-governador ressaltou que o mundo moderno vive dois momentos: um é o de esgotamento econômico, estrutural e social. O outro é de superação, porque a dificuldade ensina a fazer melhor e diferente. Ele prega que a saída passa pela inovação. "É preciso rever as práticas e até o jeito de pensar. Como o mundo muda, as lógicas mudam com o mundo", observou Cairoli.

O tema da palestra do vice-governador Cairoli foi 'Desafios do RS para retomar o crescimento'. Já o Congresso, que ocorre até sexta-feira (26), marca os 40 anos da Uvergs no Estado. O evento pretende capacitar os agentes públicos municipais e apresentar informações básicas para o exercício do mandato e os procedimentos inerentes ao corrente desempenho, a eficiência e a transparência de sua função pública.

Conheça a TV 247

Ao vivo na TV 247 Youtube 247