Camilo anuncia melhorias em Educação para 2017
Em visita surpresa ao Seminário Gestão Educacional , o governador Camilo Santana (PT) anunciou melhorias para a área da Educação em 2017. Entre elas estão o financiamento de 100 vagas de mestrado para professores, aumento no número das escolas em tempo integral e ampliação dos recursos para reformas nas instituições de ensino no Interior
Ceará247 - O governador Camilo Santana (PT) fez visita surpresa ao Seminário Gestão Educacional, promovido pela Secretaria da Educação (Seduc), nesta quarta-feira (14), no Terminal Marítimo, para divulgar investimentos na área de educação no Estado. Dentre as melhorias estão o financiamento de 100 vagas de mestrado para professores, aumento no número das escolas em tempo integral e ampliação dos recursos para reformas e melhorias nas instituições de ensino no Interior.
Segundo Camilo Santana, a intenção é intensificar o planejamento e alcançar novas metas para a área educacional no Ceará nos próximos anos. "Eu assumi um compromisso de R$ 36 milhões (a serem investidos em Educação no Estado) para os próximos dois anos, e acredito que teremos condições de ampliar esses recursos", disse o governador.
Em 2017, o Governo do Ceará financiará 100 professores para que cursem mestrado. A medida visa a estimular a qualificação profissional dos educadores estaduais e incentivar o aperfeiçoamento da Educação cearense. O governador anunciou também o aumento do prêmio ofertado pelo Programa Aprender pra Valer, que tem como finalidade elevar o desempenho acadêmico dos alunos do ensino médio, de 10 para 50 escolas contempladas.
Hoje com 26 escolas em tempo integral funcionando, o Ceará terá mais 40 equipamentos neste regime a serem abertas no ano que vem. No Interior, serão, além de mantidos, ampliados os recursos para reformas e aprimoramento das escolas pelos municípios cearenses.
A pauta da Educação para 2017 inclui melhoramentos na oferta de trabalho. Serão contratados 30 psicólogos e seis advogados para ajudar em escolas no Ceará. Além disso, os servidores administrativos da Secretaria da Educação contarão com nova gratificação para terem melhores salários a partir de fevereiro.
Apesar do momento de crise econômica, o Ceará tem mantido os investimentos na área da educação. Hoje, o Estado é o segundo do Brasil mais bem equilibrado em suas contas. Em 2015, foi o terceiro com maior volume de investimentos públicos do país. A expectativa, de acordo com Camilo Santana, é seguir com o mesmo nível de investimento nos próximos anos de gestão.
"A educação é uma ferramenta muito preciosa para mim e para a vice-governadora Izolda Cela. Mesmo em momentos difíceis de crise econômica não podemos deixar de investir na educação que é prioridade da nossa gestão. Desde o ano passado, praticamente todas as demandas da educação foram atendidas, como o vale-educação para professores temporários, chamamento de todos os aprovados no ultimo concurso da Seduc. O Ceará foi o único estado a dar aumento de 13,01% para os professores em 2015.Também apresentamos uma proposta do novo plano de carreiras que permite uma elevação de aumento que chega a quase 90%, sem a exigência de mestrado ou nível superior para subir na carreira", reforçou o governador Camilo Santana.
Veja as melhorias na Educação para 2017:
- Financiamento de 100 mestrados para profissionais da educação para incentivar a melhoria na formação;
- Aumento do prêmio Aprender pra Valer para 50 escolas - antes eram apenas 10;
- Servidores administrativos da Seduc: nova gratificação para melhorar a remuneração a partir de fevereiro;
- Serão mais 40 escolas de ensino médio que funcionarão em tempo integral no Estado;
- Ampliação do volume de recursos para reformas e melhoria das escolas de todo o interior do Ceará;
- Contratação de 30 psicólogos e seis advogados para ajudar as escolas do Estado.
Aumento da contribuição
Camilo Santana (PT) garantiu ainda que os servidores da educação não serão prejudicados com o aumento da contribuição previdenciária, que passará de 11% para 14%.
“Vocês, professores, não serão prejudicados com esse aumento da contribuição dos servidores. Vamos compensar aqueles servidores da educação que forem prejudicados. No meu governo, a área da educação é sempre prioridade e não será prejudicada”, assegurou. Camilo informou que o Governo do Estado estuda uma forma de benefício para compensar a perda dos servidores da área. A pasta da Educação no Ceará conta com cerca de 25 mil funcionários.
❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: