Campinas terá 2.560 vagas de estacionamento rotativo
Implantação da área azul em 14 ruas e avenidas vai garantir a democratização do uso das vagas e a melhoria do trânsito na região, segundo a prefeitura; no total, nove ruas e cinco avenidas vão receber a sinalização; as obras se iniciaram no dia 19 de julho e seguem até agosto; ruas que integram o projeto são Jaraguá, Quintino Bocaiúva, Rio Verde, Benjamin Constant, Santa Luzia, Ipameri, Pouso Alto, Senador Jaime e José Hermano; as avenidas são: Alberto Miguel, Honestino Guimarães, São Paulo, Minas Gerais e Anhanguera
Goiânia Notícias_ O prefeito de Goiânia, Paulo Garcia, lançou oficialmente as obras de sinalização da Área Azul, em Campinas, no último sábado (3). Com a implantação do projeto, 2.560 vagas de estacionamento rotativo serão oferecidas, o que garantirá a democratização do trânsito. No total, nove ruas e cinco avenidas vão receber a Área Azul. As obras se iniciaram no dia 19 de julho e seguem até agosto.
As ruas que integram o projeto são: Jaraguá, Quintino Bocaiúva, Rio Verde, Benjamin Constant, Santa Luzia, Ipameri, Pouso Alto, Senador Jaime e José Hermano. Já as avenidas são: Alberto Miguel, Honestino Guimarães, São Paulo, Minas Gerais e Anhanguera.
Em visita ao bairro, Paulo Garcia e a secretária municipal de Trânsito, Transporte e Mobilidade, Patrícia Veras, apresentaram o projeto aos moradores e comerciantes. Os dois passaram pelo Mercado de Campinas e caminharam pela Rua Benjamin Constant e a Avenida Minas Gerais, que já começaram a receber a nova sinalização.
Segundo o prefeito, a rotatividade do estacionamento atende uma demanda antiga de Campinas, que é um dos principais centros comerciais a céu aberto do Centro-Oeste. “A implantação do projeto priorizou o diálogo com a comunidade e está sendo realizado de forma transparente e democrática. A Área Azul em Campinas vai democratizar o uso de vagas de estacionamento rotativo a partir da regularização da área pública. A rotatividade do estacionamento garantirá o acesso a mais pessoas, bem como melhorará a circulação pelo bairro”, afirmou.
Patrícia Veras afirma que o projeto de implantação da Área Azul seguiu as diretrizes do Código de Trânsito Brasileiro (CTB) e vai permitir uma melhor organização do trânsito na região. “A política de mobilidade urbana e sustentabilidade da Prefeitura de Goiânia tem como propósito beneficiar a cidade com serviços e projetos que garantam maior organização do trânsito, fluidez dos veículos e segurança para condutores de veículos, ciclistas e pedestres”.
Para Oswaldo Dionísio, morador e comerciante da região, o início das obras da Área Azul é a realização de um sonho da comunidade local. “Estamos vendo um sonho dos moradores de Campinas ser realizado. E um sonho não tem preço. Esperamos que, com o estacionamento rotativo, o comércio seja beneficiado com a oferta de vagas para os clientes, aumentando assim as vendas, o faturamento e a remuneração dos funcionários, cuja maioria recebe comissão por produtividade. Hoje, a maioria das vagas é ocupada por lojistas e funcionários e a clientela não consegue estacionar”.
O presidente do Sindicato do Comércio Varejistas do Estado de Goiás (Sindilojas), José Carlos Palma Ribeiro, avalia que a Área Azul, além de garantir o acesso ao estacionamento, também irá organizar o trânsito na região.
Cronograma
Segundo o cronograma da Prefeitura de Goiânia, as obras de implantação da nova sinalização devem ser concluídas até o final de agosto. No mês de setembro, o funcionamento da Área Azul começa em caráter educativo.
Os bilhetes para o estacionamento rotativo serão vendidos por comerciantes cadastrados pela Secretaria Municipal de Trânsito, Transportes e Mobilidade (SMT). Para incentivar a inclusão social, a Prefeitura de Goiânia também cadastrará vigilantes e lavadores de veículos, que já integram a Rede de Apoio à Segurança (RAS), da Polícia Militar, interessados em participar da comercialização dos bilhetes.
Durante o mês de setembro, condutores de veículos serão orientados pelos agentes de trânsito a adquirirem o bilhete para o período de permanência nas vagas. O valor do bilhete da Área Azul é R$ 0,90 por duas horas de estacionamento.
Em outubro se encerra a fase educativa e multas de trânsito serão aplicadas para quem desobedecer as regras da Área Azul. O trabalho da fiscalização será realizado por 20 agentes de trânsito e dois supervisores.
Revitalização
Junto com as obras da Área Azul, a Prefeitura de Goiânia também está revitalizando a sinalização do bairro de Campinas. Até o momento, a sinalização na Praça A foi totalmente revitalizada, bem como da Avenida Independência com a Avenida 24 de outubro; Avenida 24 de outubro com Avenida Perimetral, Avenida 24 de outubro com a Rua Senador Jaime, Avenida 24 de outubro com Rua Pouso Alto e Avenida 24 de outubro com Rua Ipameri.
Expansão
Além do projeto da Área Azul para Campinas, a Prefeitura de Goiânia realiza estudo técnico para a expansão do estacionamento para outros 12 bairros (Centro, Coimbra, Oeste, Aeroporto, Marista, Bueno, Universitário, Norte Ferroviário, Ferroviário, Leste Vila Nova, Centro-Oeste e Sul).
Hoje, na capital, há 1.714 vagas de Área Azul em funcionamento na região Central, incluindo o trecho da Avenida Anhanguera. (Texto de Lourdes Souza e foto de Euclides Maria)
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: