Can I help you?

Para fazer bonito e entender o que os turistas estrangeiros pedem, funcionrios do Mercado esto aprendendo ingls em cursooferecido em parceria entre aSPTuris e a PUC

Can I help you?
Can I help you? (Foto: Helio Tuzi)

Aline Oliveira _247 - Sem essa de mímica, palavras mal pronunciadas e dúvidas na hora de entender o pedido de um gringo. Os funcionários do Mercado Municipal de São Paulo estão aprendendo inglês para se comunicar melhor com os milhares de turistas estrangeiros que visitarão a cidade em 2014, atraídos pela Copa do Mundo. O município sediará o jogo de abertura, além, é claro, de outras importantes partidas da competição.

Nos intevalos dos jogos, os pontos turísticos serão a distração dos visitantes e o Mercadão está entre os cincos lugares mais procurados da capital paulista. “Não fico mais tão perdida quando os clientes chegam. Consigo desenvolver o diálogo com eles e até brincamos”, diz Erika Fruchi, que há cinco anos trabalha em um dos restaurantes do Mercadão e até bem pouco tempo não falava o idioma.

Para se aperfeiçoar, Erika se inscreveu no programa Mercado Paulistano: É a Língua Que Nos Une, promovido pela prefeitura da cidade. Assim como ela, outros 13 funcionários fizeram 40 aulas do curso de inglês - oferecido pela parceria entre a São Paulo Turismo (SPTuris) e a Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) – e receberam um diploma no final de abril.

“Com o que aprendi já posso atender os estrangeiros. Algumas palavras que eles falavam eu não entendia. Hoje, eu entendo”, comemorou o garçom Jackson Pereira da Silva, que trabalha há cinco anos no Mercadão.

O curso está disponível a todos os funcionários do Mercado Municipal e o programa também prevê também aulas de espanhol, com a primeira turma iniciada em abril, e francês, que deve ser começar em breve, de acordo com a SPTuris. O prefeito Gilberto Kassab afirma que essa iniciativa é um investimento. “São Paulo como anfitriã se prepara captando pessoas e fazendo parcerias com o governo estadual, federal e a sociedade civil”, disse o prefeito.

Com informações da Agência Brasil

 

Conheça a TV 247

Ao vivo na TV 247 Youtube 247