Candidatos não participam de debate sobre o carnaval
A julgar pela ausência no primeiro dia do 8º Congresso do Carnaval, nesta terça-feira (5), os candidatos à Prefeitura do Salvador não estão muito preocupados em debater sobre a maior festa popular do planeta Terra e que gera a maior receita turística para a cidade; nenhum dos seis postulantes ao Palácio Thomé de Souza compareceu
Bahia 247
Os candidatos Nelson Pelegrino (PT) e Mário Kertész (PMDB) foram representados por seus respectivos vices, Olívia Santana (PCdoB) e Nestor Neto (PMDB). O vice-prefeito e candidato a vereador Edvaldo Brito (PTB) participou e falou sobre um novo modelo para o carnaval baiano.
A participação dos prefeituráveis era aguardada para o primeiro dia do evento para discutir os planos de cada para o carnaval - que vem sendo questionada por entidades da sociedade civil por estar perdendo o caráter democrático e de participação popular.
Nestor Neto admite que sua chapa não possui projeto específico para o Carnaval, mas se limitou a dizer que Mário Kertész planeja "repensar" os circuitos e na possibilidade de criar um novo circuito (proposta que já foi rejeitada pelo Conselho do Carnaval).
"Mas, claro, precisamos ouvir todos os segmentos envolvidos. Teremos uma obrigação de fazer uma discussão para redimensionar o carnaval. Temos a ideia de reabrir os carnavais nas comunidades periféricas. Criar um espaço cultural e de lazer para desafogar os circuitos tradicionais", disse Nestor em publicação desta quarta-feira (5) do jornal Tribuna da Bahia.
A comunista Olívia Santana, por sua vez, afirmou que a candidatura de Nelson Pelegrino vai tratar o carnaval como expressão cultural e não mercadológica. "Temos estruturas privadas que ganham muito com a festa. É preciso que o município não se precarize por conta disso", declarou.
❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: