HOME > Geral

Cantareira: choveu mais, mas reservatório caiu

O volume de chuva que caiu em março sobre o Sistema Cantareira, um dos principais para o abastecimento de água da região metropolitana de São Paulo, ficou acima da média histórica, mostraram dados nesta terça-feira, mas não foi suficiente para impedir a queda do nível dos reservatórios para 13,4%

A family of Capybaras swim past water level markers at Jaguari dam in Braganca Paulista, 100km (62 miles) from Sao Paulo February 20, 2014. The Jaguari dam is part of the Sao Paulo's Cantareira system water supply, which is drying due to drought-like cond (Foto: Leonardo Attuch)

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

SÃO PAULO, 1 Abr (Reuters) - O volume de chuva que caiu em março sobre o Sistema Cantareira, um dos principais para o abastecimento de água da região metropolitana de São Paulo, ficou acima da média histórica, mostraram dados nesta terça-feira, mas não foi suficiente impedir a queda do nível dos reservatórios para 13,4 por cento.

"O volume de chuva observado em março de 2014 é o maior desde fevereiro de 2013, quando choveu 249 milímetros", informou a empresa de meteorologia Climatempo em nota nesta terça-feira. Desde julho de 2013 não chovia acima da média no Sistema Cantareira.

Apesar disso, o nível de armazenamento de água no Sistema Cantareira caiu 3 pontos percentuais desde o último dia de fevereiro até 31 de março, de acordo com os dados mais recentes da estatal paulista de água e saneamento Sabesp.

Na segunda-feira, o governo do Estado de São Paulo ampliou o programa de desconto em tarifas de água da Sabesp, sendo que o programa vale agora para todos os municípios atendidos pela Sabesp na região metropolitana de São Paulo, e não mais apenas para as cidades abastecidas pelo Sistema Cantareira.

O programa concede um desconto de 30 por cento para os clientes da Sabesp que conseguirem reduzir em 20 por cento seu consumo médio de água.

Segundo a Climatempo, as temperaturas em São Paulo em março também ficaram acima das médias históricas, com mínima média de 19,6 graus e máxima de 28,8 graus -- cerca de 1,6 graus.

(Por Anna Flávia Rochas)

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: