CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
Geral

Cariri: Ceará ganha mais 20 Mestres da Cultura

O governador Camilo Santana (PT) sancionou, no município do Crato, a lei que amplia de 60 para 80 o número de mestres no Ceará. Com isso, o chef do Executivo cumpre uma das metas do Plano Estadual de Cultura, que inclui diretrizes para a valorização da cultura popular tradicional. "Vamos agora lançar o edital para escolher os novos mestres e mestras que irão contribuir para formação cultural cearense", afirmou Camilo

O governador Camilo Santana (PT) sancionou, no município do Crato, a lei que amplia de 60 para 80 o número de mestres no Ceará. Com isso, o chef do Executivo cumpre uma das metas do Plano Estadual de Cultura, que inclui diretrizes para a valorização da cultura popular tradicional. "Vamos agora lançar o edital para escolher os novos mestres e mestras que irão contribuir para formação cultural cearense", afirmou Camilo (Foto: Rodrigo Rocha)
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

Ceará 247 - O Ceará conta agora com mais 20 Mestres da Cultura. Na noite desta terça-feira (20), o governador Camilo Santana sancionou, no Crato, a lei que amplia de 60 para 80 o número de mestres no Ceará. A ampliação, fruto de uma Mensagem enviada pelo governador e aprovada pela Assembleia Legislativa em maio, representa uma importante conquista da política cultural e da valorização da cultura popular tradicional.

"Desde criança, ainda no Crato, acompanho as tradições da cultura. A escolha do Crato para sancionar esse lei, não foi por acaso. Esse município é o berço da cultura do Cariri. E na véspera do aniversário de 253 anos do município, nos reunimos aqui para ampliar em quase 40% de aumento o número de mestres. Vamos agora lançar o edital para escolher os novos mestres e mestras que irão contribuir para formação cultural cearense", afirmou Camilo Santana.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Secretário da Cultura do Estado, Fabiano Santos Piúba ressaltou a importância do aumento do número de Mestres da Cultura reconhecidos pelo Estado. “Essa lei implica que possamos realizar, através de editais, a ampliação do número ainda este ano com 10 novos mestres e, em 2018, mais 10. Assim, estamos reconhecendo os saberes e fazeres tradicionais dos nossos mestres", ressaltou.

Com a lei, o governador cumpre uma das metas do Plano Estadual de Cultura, que inclui diretrizes para a valorização da cultura popular tradicional. Os mestres são reconhecidos como difusores de tradições, da história e da identidade, atuando no repasse de seus saberes e experiências às novas gerações. Eles são selecionados pela Coordenadoria de Patrimônio Histórico, Artístico e Cultural da Secult e passam a contar com reconhecimento institucional e recebem um subsídio no valor de um salário mínimo mensal, como auxílio para a manutenção de suas atividades e para a transmissão de seus saberes e fazeres. O programa Mestres da Cultura se tornou um referencial do Ceará para o Brasil, recebendo, à época de sua criação, prêmio do Ministério da Cultura, pela qualidade e pelos efeitos da iniciativa.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Uma vez por ano, todos os Mestres da Cultura oficialmente reconhecidos se reúnem no Encontro Mestres do Mundo, promovido pela Secult. A edição mais recente do evento aconteceu em novembro de 2016, em Limoeiro do Norte, quando os mestres receberam, do reitor e do Conselho Superior da Universidade Estadual do Ceará (Uece), o título de notório saber em cultura popular.

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Cortes 247

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO