Carta branca para Delgado disputar a Câmara
O saldo do encontro entre o governador de Pernambuco e presidente nacional do PSB e o pré-candidato socialista à Presidência da Câmara Federal, Júlio Delgado (MG), teria sido uma “carta branca” para enfrentar a postulação do peemedebista Henrique Eduardo Alves (RN); uma eventual vitória de Alves poria em risco a gestão da Casa, com repercussões sobre a governabilidade da presidente Dilma Rousseff (PT)
Paulo Emílio _PE247 - O saldo do encontro entre o governador de Pernambuco e presidente nacional do PSB e o deputado federal e pré-candidato à presidência da Câmara Federal, Júlio Delgado (PSB-MG), realizado nesta quinta-feira (17), no Recife, teria sido uma “carta branca” para que o socialista faça frente à candidatura do peemedebista Henrique Eduardo Alves (RN), embora oficialmente Eduardo venha reafirmando reiteradas vezes que não tomaria partido numa questão que diz respeito apenas ao Congresso. Nos bastidores, porém, a avaliação é que as recentes denúncias contra o candidato do PMDB poriam em risco a gestão da Casa com repercussões sobre a governabilidade da presidente Dilma Rousseff (PT), caso Alves venha a assumir o cargo. Indiretamente, uma vitória de Delgado fortaleceria ainda mais o PSB, o que tornaria o partido um aliado imprescindível aos planos de reeleição da presidente e para assegurar a tranquilidade das votações dos projetos do governo.
No entendimento de diversos socialistas, Alves já assumiria a Presidência da Casa sob suspeição, sendo obrigado a dar explicações sobre as denúncias que pesam contra ele, caso ganhe a disputa. Diante desta situação quem mais teria a ganhar seriam os partidos de oposição em função da repercussão negativa em torno do assunto.
Segundo socialistas ouvidos pela Folha de Pernambuco, Campos teria orientado o correligionário a realizar um planejamento prévio para destravar a pauta da Câmara de maneira a auxiliar o governo da presidente Dilma ao longo deste exercício, como prometido pelo governador em seus últimos encontros com a chefe do Executivo nacional. Delgado também teria sido orientado a reacender os debates sobre o crescimento da economia brasileira, que ficou aquém do esperado em 2012, de maneira a criar uma agenda positiva em torno do assunto. De acordo com a Folha de Pernambuco, o deputado, Valtenir Pereira (PSB-MT), que acompanhou o encontro, teria declarado que “a Câmara precisa de um presidente que tenha altivez e que paute a Casa sobre temas importantes e não ficar votando apenas Medidas Provisórias”.
A “carta branca” de Campos em prol da candidatura de Delgado à Presidência da Câmara encontra eco junto a outros parlamentares da base aliada, muitos do próprio PT, que estariam incomodados com a influência do PMDB sobre o governo da presidente Dilma. A dúvida agora é saber se a candidatura de Delgado contaria com o apoio velado do Partido dos Trabalhadores, uma vez que Eduardo Campos ainda não se pronunciou se será ou não candidato à Presidência da República em 2014.
❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: