Casos de sarampo deixam Pernambuco em alerta
Os casos de sarampo confirmados em Pernambuco durante o ano de 2013 aumentaram 13.800% em comparação com 2012. Apesar do certificado internacional que classifica o Brasil como um País livre da doença, no último ano foram 689 suspeitas de sarampo no estado, com 138 confirmações, enquanto em 2012 apenas um caso foi confirmado mais a morte de um bebê de sete meses; a secretaria estadual de Saúde disse apenas que ações de vacinação devem ser intensificadas pela população tendo em vista a proximidade da Copa do Mundo (começa em junho), pois, de acordo com a pasta, a maior causa do surto é a transmissão por meio de turistas provenientes de países onde a doença ainda não foi controlada
Pernambuco 247 - Os casos de sarampo confirmados em Pernambuco durante o ano de 2013 aumentaram 13.800% em comparação com o ano anterior, quando o Brasil recebeu um certificado internacional emitido pela Organização Pan-Americana de Saúde (Opas) que classifica a nação como um País livre da doença. Mesmo assim, um ano depois foram 689 suspeitas de sarampo no estado, sendo 138 confirmações, contra um caso confirmado em 2012.
No ano passado, mais da metade dos casos se deu na Região Metropolitana do Recife (RMR) e na Zona da Mata, com poucos casos no Agreste e no Sertão do estado. A secretaria estadual de Saúde disse apenas que ações de vacinação devem ser intensificadas pela população ante a realização da Copa do Mundo, em junho, pois, de acordo com a pasta, a maior causa do surto é a transmissão por meio de turistas provenientes de países onde a doença ainda não foi controlada.
Em nota, o Ministério da Saúde afirmou que "desde 2000 não existe circulação autóctone [que é originária do país] do sarampo no Brasil". "Como o sarampo não foi eliminado na Europa, Ásia e África, todos os países das Américas, incluindo o Brasil, detectam continuamente casos de viajantes que contraíram a doença nestes continentes e podem transmitir a outras pessoas", diz um trecho da nota.
Segundo o texto, para cada caso de sarampo "importado" de outros locais onde a doença não foi erradicada são adotadas medidas de vigilância epidemiológica, incluindo a vacinação de todas as pessoas próximas da vítima.
O ministério ainda acrescentou que, entre julho e novembro de 2013, cerca de 900 mil doses da vacina tríplice viral, a melhor forma de combate à doença, foram distribuídas em Pernambuco. Além disso, duas campanhas foram realizadas no último ano para tentar diminuir o número de casos, sendo a última delas com foco em crianças menores de cinco anos de idade, em 16 municípios do estado.
❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: