HOME > Geral

Caxirola é instrumento oficial da Copa 2014

Com autorização do Ministério do Esporte, o cantor e compositor baiano Carlinhos Brown poderá usar a marca da Copa para promover a caxirola, instrumento de sua criação, como produto oficial do mundial; "Nós acreditamos que poderíamos aproveitar a proposta que foi sugerida pela África do Sul, que era a vuvuzela. Muitos reclamavam que era barulhenta, mas ela prenunciava a oportunidade de o torcedor ter a sua voz", explica Brown

Caxirola é instrumento oficial da Copa 2014 (Foto: Divulgação/Ministério do Esporte)
Romulo Faro avatar
Conteúdo postado por:

Bahia 247

O cantor e compositor baiano Carlinhos Brown foi autorizado nesta quinta-feira (27) pelo ministro do Esporte, Aldo Rebelo, a atrelar a marca da Copa do Mundo 2014 à caxirola. O instrumento musical criado por Brown servirá como uma espécie de vuvuzela, que fez muito barulho na Copa da África do Sul, em 2010. A caxirola do artista é inspirada no caxixi, instrumento artesanal de origem africana utilizado na prática da capoeira.

Com a chancela do Ministério do Esporte, Brown poderá usar a marca da Copa para promover a caxirola, que será comercializada nas cores verde e amarela, como instrumento oficial do Mundial de 2014.

Carlinhos Brown pretende produzir 190 milhões de caxirolas para comercializá-las antes e durante a Copa do Mundo 2014. "Nós acreditamos que poderíamos aproveitar a proposta que foi sugerida pela África do Sul, que era a vuvuzela. Muitos reclamavam que era barulhenta, mas ela prenunciava a oportunidade de o torcedor ter a sua voz. Por isso, dentro do projeto Candeal 2014, nós criamos a caxirola", explicou Brown.

A caxirola faz parte de 96 projetos aprovados pelo governo brasileiro para promoverem o país durante a Copa do Mundo de 2014. Ao todo, 199 projetos foram analisados pelo governo. As inscrições foram gratuitas e a única exigência para participar era estar ligado a pelo menos um dos três eixos temáticos definidos: negócios, turismo e sociocultural. A seleção foi feita em duas etapas, que avaliaram a habilitação técnica e o mérito das propostas.

"É uma autorização para que os autores dos projetos façam a captação de recursos junto a empresas privadas ou estatais, ou também pela própria Lei de Incentivo ao esporte. Ou seja, os autores terão o diploma de que o projeto preenche os requisitos de valorização e de promoção do país e da Copa nos mais diversos domínios, porque há projetos ligados a área ambiental, a música, a culinária, ao folclore, a história, ao cinema. O futebol para o Brasil vai muito além do jogo de bola. Futebol é uma expressão da nossa cultura, da nossa psicologia, da nossa identidade, da forma como nos vemos como brasileiro e, a partir dessa visão, também como vemos o mundo", afirmou o ministro Aldo Rebelo.

❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.

Rumo ao tri: Brasil 247 concorre ao Prêmio iBest 2025 e jornalistas da equipe também disputam categorias

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Cortes 247

Carregando anúncios...
Carregando anúncios...