CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
Geral

CE é o penúltimo em ranking de transparência; Governo alega erro

O Ceará é o penúltimo entre as 27 unidades federativas brasileiras no Ranking Nacional dos Portais da Transparência divulgado nesta quarta-feira (9) pelo Ministério Público Federal (MPF), à frente apenas do Mato Grosso do Sul. Entre as capitais, Fortaleza aparece em 13º. O Governo do Estado alega erro no processo que resultou em nota inferior ao esperado

O Ceará é o penúltimo entre as 27 unidades federativas brasileiras no Ranking Nacional dos Portais da Transparência divulgado nesta quarta-feira (9) pelo Ministério Público Federal (MPF), à frente apenas do Mato Grosso do Sul. Entre as capitais, Fortaleza aparece em 13º. O Governo do Estado alega erro no processo que resultou em nota inferior ao esperado (Foto: Rodrigo Rocha)
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

[Atualizada às 16h30]

Ceará247 - O Governo do Ceará figura em penúltimo lugar no Ranking Nacional dos Portais da Transparência divulgado nesta quarta-feira (9), pelo Ministério Público Federal (MPF), à frente apenas do Mato Grosso do Sul. A lista, que contempla os 26 estados brasileiros e o Distrito Federal, traz Espírito Santo em primeiro, seguindo de Santa Catarina e Mato Grosso. Entre as capitais, Fortaleza aparece na 13ª colocação. 

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

O levantamento foi idealizado pela 5ª Câmara de Coordenação e Revisão do MPF (Combate à Corrupção) e concentra-se na clareza das contas públicas como instrumento para fortalecer a participação social no controle das receitas e despesas. O projeto contemplou 100% dos 5.568 municípios, 26 estados brasileiros e Distrito Federal e foi feito a partir da avaliação da transparência passiva e ativa, incluindo itens como divulgação de salários de servidores, diárias, cópias de contratos, licitações, empenhos, entre outros. 

No Ceará, Fortaleza é o município com maior transparência das contas públicas, seguido de Acopiara, Guaramiranga, Apuiarés, Aurora e Pindoretama.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Em nota divulgada na tarde de hoje, o Governo do Estado alega haver erros no processo que resultou em nota inferior ao esperado para o Portal da Transparência do Ceará. "Praticamente todo o conteúdo sinalizado como não identificado pela pesquisa está disponibilizado no Portal, de forma clara e de acordo com a legislação", diz o texto. A Controladoria e Ouvidoria Geral do Estado solicitou ao MPF a verificação da fonte utilizada como base, pois o endereço eletrônico consultado pode ter sido confundido com o da Prefeitura de Farias Brito.

Confira a nota completa do Governo aqui.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

 

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247,apoie por Pix,inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Carregando os comentários...
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Cortes 247

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO