TV 247 logo
    HOME > Geral

    Celpe dá dicas para evitar acidentes domésticos com eletricidade

    Os principais cuidados indicados pela companhia dizem respeito utilizao de protetores em tomadas e ao manuseio de pipas.

    Raphael Coutinho avatar
    Conteúdo postado por:

    Raphael Coutinho_PE247 – O período de férias é um momento de lazer e diversão para as crianças. Mas, para os pais, acaba sendo, também, uma época de preocupações. Durante este tempo, os pequenos ficam grande parte do dia dentro de casa, local onde são oferecidos alguns riscos domésticos. Um deles são os choques elétricos. Para evitar este tipo de problema a Companhia Energética de Pernambuco (Celpe) faz um alerta à população de todo o Estado sobre os cuidados e orientações que devem ser tomados diariamente nas residências, casas de praia ou mesmo em hotéis e pousadas.

    Algumas das dicas dadas pela companhia são simples e não exigem grandes trabalhos. Uma das principais ações é manter as crianças longe de tomadas, fios e aparelhos elétricos. No caso de tomadas que não estão em utilização devem ser usados protetores para que não sejam introduzidos objetos metálicos, caso muito comum. Usar o “T” (benjamim) de maneira definitiva também é perigoso, pois além de sobrecarregar as tomadas, podem causar curtos circuitos e incêndios.

    Outra preocupação alertada pela Celpe é sempre que for desligar ou manusear equipamentos, como a geladeira, é preciso estar atento para não manuseá-la descalço, evitando o contato do eletrodoméstico com o corpo molhado. A companhia lembra que água e energia não combinam. “As pessoas precisam ter o senso do uso seguro e eficiente. Seguro no sentido de evitar acidentes e eficiente no combate ao desperdício”, explica o gestor de Saúde e Segurança da Celpe, Hugo Vidal.

    Uma das brincadeiras mais comuns neste período de férias é com pipas. A empresa alerta para o perigo de empinar em áreas com grande concentração de rede elétrica. Praticar em áreas inadequadas pode causar sérios riscos à saúde, inclusive levando à morte por meio de descarga elétrica. A brincadeira deve acontecer em lugares abertos e sem rede elétrica por perto, como parques, praias, campos de futebol e áreas afastadas dos centros urbanos.

    A Celpe recomenda que em casos de acidentes com energia elétrica providencie socorro ligando para o Corpo de Bombeiros (193) ou para o Samu (192) e desligue o disjuntor elétrico ou a chave geral. É importante não tocar na vítima ou no fio elétrico sem saber se estão desligados.

    Principais dicas para evitar acidentes com crianças:

    1 - Mantenha as instalações elétricas em bom estado. Não use fios emendados, velhos ou danificados;

    2 - Água e eletricidade não combinam: mantenha os aparelhos elétricos longe de água e ao utilizar qualquer equipamento esteja sempre calçado e com as mãos enxutas;

    3 - Mantenha as crianças longe de tomadas, fios e aparelhos elétricos. Use tomadas no novo padrão ou utilize protetores;

    4 - Ao ligar ou desligar um eletrodoméstico da tomada, segure pelo plugue (parte rígida isolante), e nunca puxe pelo fio;

    5 - Fique atento: usar o “T” (benjamim) em caráter definitivo é perigoso, podendo causar curtos circuitos e incêndio;

    6 - É extremamente perigoso subir em postes, torres de alta tensão ou invadir subestações. Mantenha distância de fio caído ou partido, previna as pessoas para que se afastem do local e ligue de imediato para a Celpe.

    7 - Para soltar pipas procure lugares abertos, afastados da rede elétrica. Além disso, não use cerol ou fio metálico. E se a pipa ficar presa nos fios elétricos, nunca tente retirá-la;

    8 - Energizar cercas, muros ou portões pode causar acidentes.

    9 - Nunca use fios metálicos nem papel laminado para confeccionar a pipa, eles são como condutores de energia e podem causar choques fatais;

    10 - Se a pipa ficar presa nos fios elétricos, nunca tente retirá-las;

    11 - Não use cerol. Além do risco de ferir ou mesmo matar, o cerol costuma cortar os fios;

    12 - Não jogue objetos na rede de energia elétrica, como arames, correntes e cabos de aço;

    13 - Não solte pipas em dias de chuva ou vento muito forte. Em caso de relâmpagos, recolha a pipa imediatamente.

     

    ❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.

    ✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.

    iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

    Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: