Centro de Artesanato de Pernambuco abre as portas
Está em funcionamento o primeiro Centro de Artesanato de Pernambuco (Cape); O investimento foi de R$ 6,5 milhões para uma área de 2.511 metros quadrados, que conta com 16 mil peças de 500 artesãos das mais variadas localidades do Estado; O espaço, fica localizado no Armazém 11, ao lado do Marco Zero, no bairro do Recife
PE247 – Quem gosta de artes plásticas, terá uma ótima programação para esse final de semana, que será o primeiro com o Centro de Artesanato de Pernambuco (Cape) de portas abertas. O investimento foi de R$ 6,5 milhões para uma área de 2.511 metros quadrados, contando com 16 mil peças de 500 artesãos das mais variadas localidades do Estado. O espaço, localizado no Armazém 11, ao lado do Marco Zero, localizado no bairro do Recife, possui, ainda, um auditório climatizado com 120 lugares, área de exposições, mostra permanente de obras premiadas na Feira Nacional de Negócios de Artesanato (Fenearte) e setor administrativo.
De acordo com o diretor de Promoção da Economia Criativa da Agência de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco, Roberto Lessa, além da comercialização, o espaço tem como objetivo estimular a economia pernambucana e valorizar o trabalho dos artesãos e artistas populares espalhados pelo Estado.
“O Centro de Artesanato vai proporcionar um contato direto entre artesãos e público, criando ocupação e renda para nossos artistas. Além de preservar a cultura da tradição artesanal, o Cape será um importante equipamento de turismo para o Recife e o estado”, afirma. A construção do espaço marca a primeira etapa finalizada do projeto de reforma do Porto do Recife.
Com projeto arquitetônico assinado pelo pernambucano Carlos Augusto Lira, o Centro de Artesanato traz também ambientes decorados para que o visitante possa visualizar a utilização de peças artesanais em espaços como estar, sala de jantar, quarto, entre outros, através de um olhar contemporâneo. A fachada voltada para a Torre Malakoff chama atenção com painéis pintados pelo artista grafiteiro Galo de Souza. O ambiente dispõe de uma área de mil metros quadrados.
Além disso, o espaço foi dividido em sete setores: mestres, souvenires, artesanato contemporâneo, cestaria, têxtil, trabalhos manuais e brinquedos populares. Para facilitar a localização, paredes pintadas com cores fortes identificam cada um dos espaços. Na entrada, o destaque fica por conta das peças de importantes mestres artesãos pernambucanos como Manoel Eudócio, Nuca, Ana das Carrancas, Lula Vassoureiro, Marliete, Roberto Vital, Fida, Thiago Amorim, Nado, Miro, José Veríssimo, Luiz Benício, J. Borges, Nicola, entre tantos outros.
Oito consultores de venda bilíngues receberam capacitação em diversas áreas como cultura popular e técnicas de comercialização para bem atender aos visitantes. Inglês, espanhol, francês e italiano são os idiomas dominados pela equipe. Além disso, três caixas serão disponibilizados na loja. O fardamento leva assinatura de Melk Zda, numa parceria do estilista com o grupo Mulheres de Argila, formado por artesãs do Alto do Moura, localizado em Caruaru, Agreste do Estado, que utilizam resíduos de jeans nas suas criações.
O Cape é uma ação integrada do Governo do Estado, através da Diretoria de Promoção da Economia Criativa da Agência de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco, funcionando como ponto de convergência entre todas as iniciativas do Programa do Artesanato de Pernambuco (Pape), como a Feira Nacional de Negócios do Artesanato (Fenearte), a Unidade Móvel do Artesanato e as diversas feiras realizadas no Brasil.
O Cape é o segundo Centro de Artesanato de Pernambuco. Há nove anos, o município agrestino de Bezerros conserva um museu e uma loja com acervo de sete mil peças de diversos municípios. Localizado às margens da BR-232, trata-se de um dos mais importantes pontos culturais e turísticos da região Agreste.
❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: