CGU anuncia auditoria no Carf após pedido de CPI
Em resposta ao pedido de auditoria no Carf, feito pelo relator da subcomissão da Zelotes na Câmara dos Deputados, Paulo Pimenta (PT-RS), a Controladoria-Geral da União informa que "incluiu os trabalhos solicitados em sua programação"; de acordo com a CGU, os resultados da auditoria, tão logo ela seja concluída, serão submetidas à Câmara dos Deputados
247 - A Controladoria-Geral da União anunciou que irá realizar uma auditoria no Conselho Administrativo de Recursos Fiscais (Carf). Conselheiros do órgão são alvos da Operação Zelotes, da Polícia Federal e do Ministério Público Federal, que investiga um esquema de sonegação fiscal que pode chegar a R$ 20 bilhões em prejuízos aos cofres públicos.
O anúncio foi feito em resposta a um pedido feito pelo relator da subcomissão da Zelotes na Câmara dos Deputados, Paulo Pimenta (PT-RS). A Controladoria-Geral da União informa que "incluiu os trabalhos solicitados em sua programação". De acordo com a CGU, os resultados, tão logo a auditoria seja concluída, serão submetidas à Câmara dos Deputados.
No requerimento, o deputado pede que sejam analisadas as "escolhas dos conselheiros", a "distribuição dos processos", os "procedimentos relacionados ao trâmite e regras de julgamento, incluídos os pedidos de preferência" e até os motivos para os "eventuais impedimentos de conselheiros" no julgamento dos processos.
"Há evidências de que não havia qualquer controle dentro do Carf, e recursos como pedidos de vista e trocas de relatoria, sem qualquer justificativa, eram usados como sinais de influência pelo grupo que agia no órgão", justifica o parlamentar.
❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: