CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
Geral

Chapada Diamantina tem novo foco de incêndio

Um novo foco de incêndio foi criado na Serra do Boqueirão, conhecida como Sobradinho, na Chapada Diamantina, por contada ocorrência de raios; chefe do Parque Nacional da Chapada, César Gonçalves disse que é a primeira vez que o incêndio que atinge a região foi provocado por causas naturais e não pelo homem; de acordo com a Secretaria de Meio Ambiente da Bahia, o foco consumiu entre 15 mil e 30 mil hectares em toda a região da Chapada, ou seja, dentro e fora do parque

Um novo foco de incêndio foi criado na Serra do Boqueirão, conhecida como Sobradinho, na Chapada Diamantina, por contada ocorrência de raios; chefe do Parque Nacional da Chapada, César Gonçalves disse que é a primeira vez que o incêndio que atinge a região foi provocado por causas naturais e não pelo homem; de acordo com a Secretaria de Meio Ambiente da Bahia, o foco consumiu entre 15 mil e 30 mil hectares em toda a região da Chapada, ou seja, dentro e fora do parque (Foto: Leonardo Lucena)
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

Bahia 247 - Um novo foco de incêndio foi criado na Serra do Boqueirão, conhecida como Sobradinho, na Chapada Diamantina, por contada ocorrência de raios. O chefe do Parque Nacional da Chapada, César Gonçalves, diz que é a primeira vez que o incêndio que atinge a região foi provocado por causas naturais e não pelo homem.

“Houve raios à noite. É o primeiro fogo natural na região. Os outros foram causados pelo homem. O fogo foi controlado na serra e agora estamos fazendo monitoramento para evitar que o fogo avance”, afirmou o chefe do parque, conforme relato do G1. Ainda há focos de incêndio em Morro Branco e Barro Branco.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

De acordo com a Secretaria de Meio Ambiente da Bahia (Sema-BA), o foco consumiu entre 15 mil e 30 mil hectares em toda a região da Chapada, ou seja, dentro e fora do parque. “A informação é de que no Morro Branco o fogo está em áreas em que o acesso está difícil. A gente está controlando para que não passe do vale. No Barro Branco, o trabalho é bem parecido, de controlar o fogo em solo de matéria orgânica para que não avance”, acrescentou César.

O secretário de Meio Ambiente do Estado, Eugênio Spengler, informou que a região de Folha Larga, próximo ao Rio de Lençóis, ainda é atingida pelo fogo. Em Morro Branco, no entanto, a situação do incêndio é mais crítica. O dirigente afirmou que as equipes do Corpo de Bombeiros e as aeronaves que prestam apoio não têm previsão para deixar a região da Chapada. “A desmobilização só se dará no momento que o fogo for extinto, por enquanto mantém-se toda a estrutura”, acrescentou.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Segundo o titular da Sema-BA, o avião Hércules, da Força Aérea Brasileira (FAB), foi retirado de combate para passar por manutenção. “Os pontos onde ocorre o fogo são muito altos. Em uma avaliação técnica, vimos que a aeronave poderia ficar momentaneamente fora de atuação”, complementou. Ainda seguem em atividade na Chapada sete aviões e quatro helicópteros.

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247,apoie por Pix,inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Carregando os comentários...
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Cortes 247

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO