Chico Aafa homenageia Luiz Gonzaga no Teatro Sesi

Premiado artista piauiense apresenta em Goiânia o show Canta o Cantarino, dia 7 de agosto, às 20 horas, com entrada franca. Teatro Sesi fica na Avenida João Leite, nº 1.013, Setor Santa Genoveva.

Chico Aafa homenageia Luiz Gonzaga no Teatro Sesi
Chico Aafa homenageia Luiz Gonzaga no Teatro Sesi (Foto: Paulo Chafim)

Goiás247_ Cantor e compositor, nascido em Teresina (PI), Chico Aafa veio com a família para Goiânia na infância. Mas não perdeu suas raízes nordestinas.  Os pendores para música se manifestaram desde cedo, e em 1978, após estudar teoria musical no Instituto de Artes da Universidade Federal de Goiás, deu início à carreira artística apresentando-se em casas noturnas, teatros e clubes em Goiânia.  Participou de programas televisivos locais, regionais e em rede nacional, entre eles Frutos da Terra/ TV Anhanguera e Som Brasil/Rede Globo e Empório Brasil/ SBT, Senhor Brasil/TV Cultura e Brasileirança/TV Educativa em Salvador (BA).

Em 2011, Chico Aafa marca a sua carreira com a produção do primeiro DVD, que leva a essência do seu trabalho: Sertana Cantares  é o nome do DVD, título dado pelo compositor Elomar, já que, exceto uma música, todo o repertório é de canções do autor baiano, que mora no sertão. Com direção musical e arranjos do Maestro João Omar de Carvalho Mello, o roteiro foi classificado dentro de um conteúdo que reflete a temática mediavel/sertânica.

Chico Aafa percorreu todo o Brasil participando de festivais. Conquistou o primeiro lugar na maioria deles, além de outras colocações, como melhor letrista, melhor música, melhor arranjo, melhor intérprete. A maioria das canções estão registradas nos CDs: Por Onde Eu For, Cio das Águas, e Cantam em Si as Cigarras. São canções com temas que evocam os costumes regionais e o amor pela natureza, com destaque para ritmos e estilos musicais populares, sem perder, contudo, a universalidade da música erudita.

Sua experiência com disco abrange ainda a produção de um compacto duplo (vinil) e a participação em vários discos de festivais. O cantor participou, como convidado, de diversos concertos apresentados pelo compositor baiano Elomar Figueira de Melo. Uma dessas participações está registrada no disco Cantoria II, quando gravou ao lado de Elomar, Xangai, Geraldo Azevedo e Vital Farias. O estilo musical peculiar de Aafa tem despertado o interesse de produtores cinematográficos, com isso algumas de suas obras compõem trilhas sonoras de filmes.

Francisco Aafa atualmente se apresenta em espaços e projetos culturais, como o Vozes de Goiás, Goiânia em Canto de Ouro e Biografia Musical em Goiânia, Canto da Primavera, em Pirenópolis, FICA - Festival Internacional de Cinema e outros.

 

REPERTÓRIO

CHICO AAFA CANTA AO CANTARINO

HOMENAGEM AO MESTRE LUIZ GONZAGA

1. A VIDA DO VIAJANTE

2. PAU DE ARARA

3. A MORTE DO VAQUEIRO

4. CANTARINO

5. VOZES DA SECA

6. NOITES BRASILEIRAS

7. SABIÁ

8. XOTE DAS MENINAS

9. JUAZEIRO

10. A VOLTA DA ASA BRANCA

11. ASA BRANCA

12. ASSUM PRETO

13. LÉGUA TIRANA

14. PARAIBA MASCULINA

15. SERTÃO DO CANIDÊ

16. CALÚ

17. A TRISTE PARTIDA

Serviço

Show: Chico Aafa Canta o Cantarino

Dia: 7 de agosto

Horário: 20 horas

Local: Teatro Sesi (Av. João Leite, nº 1.013, Setor Santa Genoveva. Telefone: 3269-0800)

Entrada franca

Conheça a TV 247

Ao vivo na TV 247 Youtube 247