TV 247 logo
    HOME > Geral

    Chuvas devem trazer alívio para BH em fevereiro

    A Região Metropolitana de Belo Horizonte sofre com a seca, mas começa a ter um alívio em fevereiro; a média histórica para o período já foi superada em 2015; a média histórica de chuva para fevereiro é de 188,4 milímetros; neste ano, já choveu 193,5 milímetros; em 2014, no mesmo período, BH teve apenas 12% de precipitações em relação a média histórica, o que corresponde a 22,6 milímetros

    A Região Metropolitana de Belo Horizonte sofre com a seca, mas começa a ter um alívio em fevereiro; a média histórica para o período já foi superada em 2015; a média histórica de chuva para fevereiro é de 188,4 milímetros; neste ano, já choveu 193,5 milímetros; em 2014, no mesmo período, BH teve apenas 12% de precipitações em relação a média histórica, o que corresponde a 22,6 milímetros (Foto: Leonardo Lucena)

    ✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.

    Minas 247 - A Região Metropolitana de Belo Horizonte sofre com a seca, mas começa a ter um alívio em fevereiro. A média histórica para o período já foi superada em 2015. Nesta quarta-feira, a previsão é de temporais com volume acumulado de 10 à 20 milímetros de água. No entanto, a Coordenadoria Municipal de Defesa Civil (Comdec) alerta que as precipitações podem vir acompanhadas por raios e rajadas de vento com velocidade entre 40 e 50 quilômetros por hora.

    A média histórica de chuva para fevereiro é de 188,4 milímetros. Neste ano, já choveu 193,5 milímetros. Em 2014, no mesmo período, BH teve apenas 12% de precipitações em relação a média histórica, o que corresponde a 22,6 milímetros.

    A instabilidade no tempo é consequente de uma massa tropical úmida que está sobre o estado. "A massa de ar quente e úmida forma áreas com possibilidades de chuva. Devemos ter chuvas espaçadas em BH e cidades da Região Central. As regiões do Triângulo Mineiro e Sul de Minas devem ter atenção. Nessas áreas teremos pancadas de chuvas significativas e trovoadas", disse o meteorologista Luiz Clemente Ladeia, do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).

    Em fevereiro, Belo Horizonte e cidades da região metropolitana tiveram mais ocorrências de chuva. "Esse quadro deve permanecer durante três a quatro dias, o que é muito bom para os reservatórios. Para se ter uma ideia, já estamos com 102% da média de chuva para o período", afirmou. As informações são do Estado de Minas.

    Os reservatórios que abastecem a Grande BH continuam com níveis baixos, mas, nos últimos dias, apresentaram pequeno aumento ou mantiveram o mesmo valor. O Sistema Paraopeba segue com 30,4% há três dias. O Rio Manso teve uma pequena queda de 43,9% para 43,8 % de segunda-feira (16) para esta quarta-feira (18). Já Vargem das Flores de seguem em 30%. O reservatório Serra Azul subiu de 7,9% para 8,1% nos últimos três dias.

    iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

    Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: