Cinco deputados querem a presidência da Alese
Até o momento, cinco nomes despontam como os mais prováveis à corrida pela presidência da Assembleia Legislativa; os deputados estaduais Luciano Bispo (PMDB), Garibalde Mendonça (PMDB), Zezinho Guimarães (PMDB), Gustinho Ribeiro (PSD) e Jeferson Andrade (PSD) assumem abertamente o interesse pela vaga; mas de igual modo, todos defendem que seja lançada uma candidatura de consenso e aguardam o aval do governador Jackson Barreto (PMDB)
Valter Lima, do Sergipe 247 - Até o momento, cinco nomes despontam como os mais prováveis à corrida pela presidência da Assembleia Legislativa. Os deputados estaduais Luciano Bispo (PMDB), Garibalde Mendonça (PMDB), Zezinho Guimarães (PMDB), Gustinho Ribeiro (PSD) e Jeferson Andrade (PSD) assumem abertamente o interesse pela vaga. Mas de igual modo, todos defendem que seja lançada uma candidatura de consenso e aguardam o aval do governador Jackson Barreto (PMDB).
Passada a eleição deste domingo, as conversas e discussões terão um encaminhamento mais objetivo, segundo afirma o próprio JB. Ele disse na última semana que os deputados devem conversar entre si e só depois procurá-lo. “Os deputados têm que conversar entre eles. Depois cada um irá conversar comigo e dizer o que está pensando e qual o grau de apoio que tem dos demais colegas. Não cabe ao governador nem a primeira palavra nem a última sobre este assunto. Essa questão da presidência da Assembleia está aberta. Vamos dialogar e respeitar o interesse dos deputados. Após a eleição do segundo turno, conversaremos”, disse.
Em conversa com o 247, Jeferson disse que “não tem discussão ainda” sobre a presidência. “Tudo especulação”, frisou ele. “Não tem embasamento ainda não. Vai se definir nessa semana. Após a eleição da presidente Dilma, vou conversar com o governador. Pode ter certeza que o bloco vai lançar um nome só. No final a gente vai sentar e chegar a um nome de consenso”, disse.
Da mesma forma, Gustinho Ribeiro afirmou que já está “dialogando com diversos deputados, mas ainda é cedo para uma definição”. “Vamos avançar essas conversas a partir dessa semana”, ressaltou. Para ele, o importante é que o bloco governista esteja unido e lance o futuro presidente da Assembleia Legislativa. “A disputa é legítima, natural. O importante é que nosso agrupamento saia unido e façamos o presidente do nosso bloco. Isso é totalmente possível, temos ampla maioria”, defendeu.
Nome que, até o momento, é visto como favorito, o deputado estadual eleito Luciano Bispo diz que já conversou com o governador e ele “mandou trabalhar e agir para ver na frente o que vai dar”. “O tratamento na Assembleia será o mesmo para todos os deputados. Garanto empenho, trabalho com o compromisso assumido. Não fico em cima do muro”, afirmou Bispo, anteontem em entrevista ao radialista George Magalhães. Através do seu perfil no Facebook, ele já fala como candidato ao cargo. “Na presidência, trabalharei para a valorização da Alese, e todos os deputados independente de ser situação ou oposição, sem nenhuma objeção, serão tratados por igual”, publicou.
Na última semana, Garibalde também falou sobre o assunto. Disse que irá trabalhar para conquistar o voto dos pares, mas frisou que tem “convicção que o nome deve representar um consenso da base”. “Já participei de várias eleições da mesa, chegando inclusive a presidi-la. Tenho experiência, estou no meu quinto mandato, e só fiz amigos na Assembleia Legislativa”, afirmou.
Zezinho defende que o seu partido faça o presidente da Assembleia, por ter eleito a maior bancada, e que o nome seja aquele que é fiel ao projeto. Ele diz que sempre esteve ao lado do governador. Também diz que deu votação expressiva a JB em seus redutos eleitorais. “Agora é decisão do governador indicar o nome para a presidência da Assembleia. Espero que seja correspondido em função do desempenho eleitoral de quem realmente sempre foi fiel ao projeto", disse Zezinho à imprensa.
PSD ou PMDB?
Para os deputados do PSD Gustinho e Jeferson, embora o PMDB seja o partido com maior número de eleitos, não significa dizer que a legenda deva ficar com o comando da Casa Legislativa Estadual. Ambos foram uníssonos ao dizer à reportagem que o partido do governador já ocupa o maior espaço dentro da estrutura de poder. “O PMDB já tem o governo do estado, é bom dividir para equilibrar as forças, mas ressalto que o que queremos é ser ouvidos”, explicou Jeferson.
“De forma republicana e legítima vamos conversar com nossos aliados. O PSD foi um dos partidos que mais cresceu nesta eleição. Os três deputados eleitos obtiveram mais de 30 mil votos cada um. O PSD tem o respaldo das ruas. O governador, com certeza, vai ouvir as vozes das ruas e vai encontrar um entendimento”, disse Gustinho.
❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: