Cinco postos de gasolina foram inviabilizados no Recife
A equipe de fiscalizao da Secretaria de Meio Ambiente alegou que, alm de ocupar rea pblica, os estabelecimentos no possuam licena ambiental para a realizao de suas atividades.
Beatriz Braga_PE247 - Quatro postos interditados e um fechado definitivamente foi o saldo da Operação Posto Legal, realizada pela Secretaria do Meio Ambiente do Recife, nesta terça-feira (27). O Posto de bandeira BR, localizado na calçada da praça Derby, foi o primeiro a receber a visita da operação e teve seu funcionamento permanentemente proibido. A equipe de fiscalização alegou que, além de ocupar área pública, o estabelecimento não possui licença ambiental.
O também posto BR, na rua Imperial (Centro), no bairro de São José, esteve entre o grupo de interditados. Esse e os demais, segundo o decreto da pasta, tiveram as bombas de combustível lacreadas e permanecem ilegais até se adequarem às metas de regularização impostas pela Prefeitura do Recife. “Se não cumprirem logo, vão ficar interditados por tempo indeterminado”, explicou o secretário de Meio Ambiente, Marcelo Rodrigues.
Os cincos postos já vinham sendo monitorados durante dois meses por serem considerados “potencialmente poluidores”. Entre as normas descumpridas está a falta de um alvará ambiental para o estabelecimento e irregularidades nos equipamentos, como o despejo de água e óleo diretamente na rede fluvial e no caso da gasolina e do álcool, diretamente no solo.
Segundo Marcelo Rodrigues, os postos que obedecerem ao conjunto de leis estabelecido pela Secretaria do Meio Ambiente vão receber um selo de identificação de conduta ambiental correta.
